O golfista paulista Alexandre Rocha, primeiro brasileiro em 30 anos a disputar o PGA Tour americano, que reúne a elite do esporte no mundo, jogará a partir desta quinta-feira o 107º Visa Open de Argentina, um dos mais tradicionais campeonatos de golfe do continente.
Os brasileiros Daniel Stapff , Felipe Navarro, Philippe Gasnier, Odair Lima, Rogério Bernardo e Ronaldo Francisco, todos eles membros do PGA Tour Latinoamérica, também disputarão o torneio
O evento é a última etapa do PGA Tour Latinoamérica 2012, o braço latino-americano do circuito dos EUA criado lançado este ano. O torneio acontece no Nordelta Golf Club, em Buenos Aires, de quinta-feira dia 13 ao domingo dia 16, e distribuirá US$ 125 mil em prêmios.
Os brasileiros terão como adversários os mais bem destacados golfistas sul-americanos, como o argentino Angel Cabrera, ganhador de dois torneios de Grand Slam (Masters de 2009 e US Open de 2007), o venezuelano Jhonattan Vegas, ganhador de um torneio no PGA Tour no ano passado e Eduardo Romero, campeão de oito torneios no European Tour, além dos líderes do ranking do PGA Tour Latinoamérica, os argentinos Ariel Cañete, Clodomiro Carranza, Matias O´Curry e Tommy Cocha e o mexicano Oscar Fraustro.
Apesar de ter tido em 2012 sua melhor campanha no PGA Tour até hoje, com US$ 614 mil em prêmios e um 131º lugar no ranking, Rocha conseguiu apenas um cartão condicional para disputar o circuito no ano que vem, o que lhe dará direito de jogar entre dez e 12 torneios. Ele também terá direito de disputar o Web.com Tour, a divisão de acesso ao PGA Tour.
Rocha, que tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade, virá ao Brasil logo após o torneio para receber o Prêmio Brasil Olímpico 2012, na terça-feira dia 18 no Rio de Janeiro. Ele é o primeiro golfista a ser premiado como melhor atleta da modalidade, que retorna aos Jogos Olímpicos 2016 após 112 anos de ausência. Em seguida, o atleta retorna aos EUA para se preparar para a temporada 2013.