O brasileiro Alexandre Rocha entra em campo às 13h desta segunda-feira (horário de Brasília) no TPC Stadium Course, na Califórnia (EUA) para tentar garantir vaga plena para o PGA Tour 2013. Esta será a sexta e última rodada da Q-School deste ano, a classificatória anual que dá vagas para o circuito de golfe mais concorrido e milionário do mundo.
Nas cinco rodadas anteriores, Rocha somou 347 tacadas, com parciais de 65/71/71/74/66, ou – 13 em relação ao par, para ocupar a 39ª colocação, empatado com outros seis golfistas. Ele está a duas tacadas dos jogadores empatados na 24ª colocação, que estão – 15 em relação ao par. Apenas os 25 primeiros colocados ganham o direito de disputar a maioria dos torneios do calendário 2013.
Em 2010, Rocha ficou em 22º lugar na Q-School e ganhou vaga na temporada seguinte. Em 2011, terminou em 24º lugar e pôde jogar este ano.
Primeiro brasileiro no PGA Tour em 30 anos, Rocha conquistou US$ 614 mil em prêmios no ano e terminou em 131º lugar no ranking do PGA Tour. Apenas os 125 primeiros colocados ganharam direito de jogar praticamente todos os torneios da temporada 2013.
Como encerrou o ano entre os 150 primeiros, Rocha tem direito a um cartão condicional para a temporada 2013, o que lhe permitirá jogar cerca de 12 torneios. O brasileiro tem na Q-School a chance de melhorar o seu status na temporada e disputar um maior número de campeonatos ao longo do ano.
Esta foi a melhor temporada de um brasileiro até hoje no PGA Tour. No início de agosto, ele foi vice-campeão do Reno-Tahoe Open, em Nevada. No mês retrasado, foi 4º colocado no Frys.com Open, disputado na Califórnia. Em ambos os torneios esteve muito perto da vitória até os últimos buracos.
Rocha tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade.