O brasileiro Alexandre Rocha fez nesta segunda-feira uma volta de 72 tacadas para somar 419 tacadas (com parciais de 65/71/71/74/66/72) nos seis dias de competição da Q-School, a classificatória anual que dá vagas para o PGA Tour, o circuito de golfe mais concorrido e milionário do mundo.
O resultado, obtido nos campos do PGA West, na Califórnia (EUA), lhe deixou empatado em 49º lugar. Apenas os 25 primeiros colocados ganharam vaga plena para o PGA Tour 2013. Rocha ficou a quatro tacadas da classificação.
Como o brasileiro terminou a atual temporada em 131º lugar, tem direito a um cartão condicional ao PGA Tour, o que lhe dá o direito a disputar entre 10 e 12 torneios do circuito em 2013. A regra vale para todos que também terminaram o ranking entre a 126ª e a 150ª colocação. Rocha também poderá disputar torneios do Web.com Tour, o circuito de segunda divisão do PGA Tour.
Primeiro brasileiro no PGA Tour em 30 anos, Rocha conquistou US$ 614 mil em prêmios em 2012. Ele tinha na Q-School a chance de melhorar o seu status na temporada e disputar um maior número de campeonatos ao longo do ano.
De qualquer forma, esta foi a melhor temporada de um brasileiro até hoje no PGA Tour. No início de agosto, ele foi vice-campeão do Reno-Tahoe Open, em Nevada. No mês retrasado, foi 4º colocado no Frys.com Open, disputado na Califórnia. Em ambos os torneios esteve muito perto da vitória até os últimos buracos.
Rocha tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade.