O brasileiro Alexandre Rocha somou 65 tacadas (-7 em relação ao par do campo) nesta quarta-feira para iniciar a disputa da Q-School 2012 na vice-liderança. A Q-School é a classificatória anual do PGA Tour que dará vagas para a elite do golfe mundial em 2013. O torneio acontece em seis dias, ou 108 buracos no total, e termina na próxima segunda-feira.
Rocha está empatado com outros três golfistas que também somam 65 tacadas. O líder é o americano Steve LeBrun, com 64 tacadas (-8).
O jogo ocorre em dois campos: o TPC Stadium Course, onde Rocha jogou na estreia, e o Nicklaus Tournament Course, onde Rocha joga nesta quinta-feira, ambos no PGA West, na Califórnia (EUA). Por conta do fuso horário, as rodadas tem terminado quando já é noite no Brasil.
Primeiro brasileiro no PGA Tour em 30 anos, Rocha conquistou US$ 614 mil em prêmios no ano e terminou em 131º lugar no ranking do PGA Tour. Apenas os 125 primeiros colocados ganharam direito de jogar praticamente todos os torneios da temporada 2013.
Como encerrou o ano entre os 150 primeiros, Rocha tem direito a um cartão condicional para a temporada 2013, o que lhe permitirá jogar cerca de 12 torneios. O brasileiro tem na Q-School a chance de melhorar o seu status na temporada e disputar um maior número de campeonatos ao longo do ano. Para isso, tem que terminar entre os 25 primeiros colocados da classificatória. Em 2010, ficou em 22º lugar na Q-School e ganhou vaga na temporada seguinte. Em 2011, terminou em 24º lugar e pôde jogar este ano.
Esta foi a melhor temporada de um brasileiro até hoje no PGA Tour. No início de agosto, ele foi vice-campeão do Reno-Tahoe Open, em Nevada, resultado inédito para o Brasil. No mês passado, foi 4º colocado no Frys.com Open, disputado na Califórnia. Em ambos os torneios esteve muito perto da vitória até os últimos buracos.
Rocha tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade.