Mesmo jogando três bolas para fora de campo, Tomas Afonso Ribeiro, de 13 anos, assumiu a liderança isolada do 5º Terravista Open de Golf, segundo dos dois torneios do Golf e Música, que começou a ser jogado nesta quinta-feira no Terravista Golf Course, em Trancoso, na Bahia. Este é o segundo dos dois torneios do Golfe e Música, disputados paralelamente ao festival internacional Música em Trancoso. Os dois eventos terminam neste sábado.
Tomas, campeão brasileiro até 13 anos de 2015, que mora no Terravista, mas defende o Terras de São José GC, de Itu (SP), jogou 80 tacadas para abrir duas tacadas de vantagem sobre Alberto Marques Filho, da Associação Esportiva São José, que venceu o 4º Terravista Amador, no último domingo, e Paulo Armani, que ganhou o Terravista Amador do ano passado. Sergio Araújo vem a seguir, com 90, enquanto o austríaco Reinold Geiger, presidente da L’Occitane em Provence, patrocinador Máster dos torneios de golfe e do Festival de Música, vem em quinto lugar, empatado com o francês Bruno Tariant, ex-presidente da Federação Baiana e Capixaba de Golfe, que hoje mora no México.
Na classificação entre os jogadores de handicap índex até 15,9, as posições se invertem, Alberto Marques Filho em primeiro, com 70 tacadas, seguido de Tomas Afonso, com 73; Paulo Armani, com 74; e Reinold Geiger e Sergio Araujo, com 75. Na 16 a 21,9, disputada no sistema stableford, Gilberto Caiuby Fischel lidera com 40 pontos, seguido por Ricardo Antônio Pereira, com 38; Eduardo Príncipe, campeão do torneio em 2015, com 33; e José Sergio Corradi, com 33.
Na 22 a 32, Adilson Ramos, presidente da Federação Baiana e Capixaba de Golfe, lidera com 39 pontos, seguido por Daniel Hiroyuki Murata, com 37; Laércio Vasconcelos, com 36; e Alex Notter e Luiz Caiuby, com 33. Murata, que joga no Caxangá, de Recife, fez um hole-in-one no buraco 11, seu segundo do dia, onde bateu uma madeira 3 para embocar de primeira de 170 jardas, com a bola dando apenas um salto pára a frente ante de desaparecer no buraco. Murata jogo golfe há apenas dois anos.
Na categoria feminina única, stableford, Denise Santos lidera com 38 pontos, seguida por Marina Leo, com 37; Adriana Mentone Cabernite, com 36; Rosangela de Cássia Teixeira, com 36; Florinda Barreto, com 3; e Karen Notter, com 33. O torneio que reúne o recorde de 102 jogadores tem também recorde de participação feminina, com 15 jogadoras em campo.
O 5º L’Occitane Open de Golf tem patrocínio Máster da L’Occitane em Provence, com apoio da Bell Aviation; Clé, do grupo Chenue; Club Med; Terravista; Federação Baiana e Capixaba de Golfe; e Confederação Brasileira de Golfe. No total, os dois eventos reuniram mais de 160 jogadores para cinco dias de competição e dois de treino, também recorde do evento.