O argentino Juan Ignacio Garmendia, campeão do Aberto de Brasília, no último domingo, voltou a surpreender os melhores golfistas do Brasil ao sair na frente no 63º Campeonato Aberto Sul-Brasileiro de Golfe, um dos torneios mais importantes e tradicionais do país, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. Garmendia, quinto colocado do ranking argentino, que joga como convidado, marcou 68 tacadas, duas abaixo do par do campo, e abriu duas de vantagem sobre os adversários.
Quem mais se aproximou do líder foi o gaúcho Leonardo Conrado, que joga em casa como favorito, com 70 tacadas. Conrado vem de quatro resultados seguidos entre os três primeiros colocados do Sul-Brasileiro, onde foi campeão em 2009 e 2010, terceiro colocado em 2011 e vice-campeão no ano passado. Ele é seguido de perto por Joaquin Bonjour, quarto colocado do ranking argentino, que marcou 71. Os três saem juntos no grupo dos líderes, na segunda rodada do torneio, neste sábado. A competição, que vale pontos para os rankings mundial, brasileiro e gaúcho, termina no domingo.
Destaques – A boa surpresa do dia foi o gaúcho Sérgio Mallmann, do Clube Campestre de Livramento, que jogou 72, para ser o líder do torneio, na sede, até a chegada dos favoritos, que iniciaram a volta quase duas horas depois dele. Márcio Sadao Kimura, do Damha Golf Club, de São Carlos (SP), que foi o vice-campeão e melhor brasileiro domingo passado, em Brasília, é um dos cinco empatados a seguir, com 73 tacadas.
Também dividem a quinta colocação o gaúcho Marcelo Giumelli, do Broa Golf Resort (SP); Antônio Douat, de Joinville; o argentino Julian Clarke; e o americano radicado em Londrina Clay Hamlin.
Locais – Alguns dos favoritos locais não jogaram bem na estreia. O gaúcho Octavio Villar, o Fanta, de Pelotas, número 1 do Brasil, jogou 74, mesmo resultado de Matheus Balestrin, do Porto Alegre Country Club, líder do ranking brasileiro juvenil. Daniel Dias, Paulo Davis e Cristiano Saboya, todos do clube anfitrião, estão no grupo a seguir, com 75.
Na classificação entre os jogadores com índex até 8,5, o líder é Maurício Nerva, com 65 tacadas net (descontado o handicap). Eduardo Farinha vem a seguir, com 67, seguido por Elcio Schultz, com 68. Entre os de índex de 8,6 a 14, Silvio Cecin lidera com 67 tacadas, seguido por Eduardo Baethgen, com 69, e por Santiago Saboya, com 70.
Feminino – Entre as mulheres, Lúcia Guilger, a Barata, a número 1 do Brasil, jogou 77 para dividir a liderança com Larissa Pombo, que retornou recentemente da Austrália e está jogado seu primeiro torneio do ranking nacional de 2013. Hiromi Suzuki vem a seguir com 78, enquanto Ruriko Nakamura, a número 2 do Brasil, jogou 81.
Eventos – Jantar de confraternização entre os participantes do Aberto Sul-Brasileiro de Golfe será realizado neste sábado (dia 27), a partir das 20 horas, na sede do Porto Alegre Country Club. A cerimônia de premiação está programada para as 16h30min deste domingo (dia 28) também no clube porto-alegre, seguida de coquetel.
O 63º Aberto Sul-Brasileiro de Golfe tem patrocínio de Coca-Cola e apoio de Swan Hotéis e da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O campeonato é uma realização do Porto Alegre Country Club e conta com a organização da ProTenis Promoções Esportivas.