A UNISA (Universidade Santo Amaro), na capital paulista, realizou a semana da educação física e a novidade foi que pela primeira vez uma universidade apresenta para os seus alunos e docentes o esporte olímpico GOLFE, palestras realizadas no dia 29 de setembro.
Com a presença do presidente da Federação Paulista de Golfe, Antonio Padula, especialista em preparação física para golfista Paulo Mazzeu e seu amigo Vasile Oancea, a professora do golfe nota 10 Thaís Gomes e o aluno Adailton de Souza (Tim), estes últimos dois componentes ministraram juntos uma breve clínica para os mais de 100 alunos de educação física da UNISA que participaram do evento.
Em sua grande maioria tanto alunos quantos professores da UNISA, tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre esse esporte tão maravilhoso e saudável, diz Adailton.
“Nunca imaginei que o golfe fosse um esporte tão gostoso, divertido e difícil. Pra mim foi uma ótima surpresa poder tentar dar umas tacadas de golfe”, afirmou o Prof. Rubens Branquinho”.
A palestra sobre preparação física e prevenção de lesões ministrada pelo professor Paulo Mazzeu, impressionou muito os alunos, pois não imaginavam que no golfe o aspecto físico fosse tão importante.
Na palestra sobre golfe Antonio Padula e Mauro Batista, da FPG, falaram com os alunos sobre o golfe em várias esferas: história do golfe, desenvolvimento do golfe no país, setores mais carentes, projetos futuros e a importância hoje do educador físico no esporte em todos os níveis de jogo e faixa etária.
O mais interessante foi que todos prestavam muita atenção nas explicações, pois tiveram a visão de que o golfe poderia ser mais uma porta de trabalho na área da educação física, com possibilidades de crescimento e bom retorno financeiro, explica Adailton.
Após as palestras todos se dirigiram para o campo de futebol do Campus onde aconteceu uma breve clínica de golfe, ministrada pelo aluno Adailton (Tim) e a professora do golfe nota 10 Thaís (formada na UNISA), onde tanto alunos quanto professores tiveram pela primeira vez contanto com material de golfe de verdade.
Esse contato com o novo esporte e uma nova porta no mercado de trabalho, deixou muito satisfeito todos os alunos, professores e a coordenação da Universidade.
Deixando em aberto futuras parcerias entre UNISA e FPG para desenvolverem juntos projetos de popularização e capacitação de profissionais da Ed. Física para atuarem no golfe todos avaliaram como muito positivo este primeiro encontro, finaliza Adailton, aluno da Unisa e caddie há 27 anos.