A Federação Paulista de Golfe (FPG) mostrou sua força e venceu neste domingo as categorias masculina e feminina do XIX Torneio Interfederações Masculino e Feminino, evento em que representantes das cinco mais fortes federações do esporte do País se enfrentam durante três dias em partidas na modalidade match play.
O time masculino paulista, formado por Paulo Vitor Veiga Mattos, do VistaVerde Golf Club, Roberto Gomez e Carlos Candido, do Clube de Campo de São Paulo, Pedro Nagayama, do São Fernando Golf Club, e por Marcos Negrini, do Damha Golf Club, foi campeão invicto ao derrotar as outras quatro federações que enfrentou e somar 12 pontos, contra 6 pontos dos três vice-campeões, que foram a Federação Paranaense e Catarinense, Federação Riograndense e Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O capitão do time paulista foi Mauro Batista.
O time masculino paulista consolidou a vitória neste domingo, quando venceu a disputa contra o Rio Grande do Sul. A dupla de Negrini e Veiga Mattos derrotou os gaúchos Sandro Gonçalves e James Cleary Filho. Como os gaúchos Bruno Carvalho e Herik Machado derrotaram os paulistas Pedro Nagayama e Carlos Candido, a decisão ficou para as partidas individuais, onde os paulistas contabilizaram apenas uma derrota, contra três vitórias.
Veiga Mattos derrotou Gonçalves, Nagayama venceu Herik Machado, o atual líder do ranking brasileiro, e Negrini deixou para trás Cleary Filho. Os paulistas conquistaram a Taça Seymour Marvin, um dos fundadores da Associação Brasileira de Golfe, que viria a dar origem à atual Confederação Brasileira de Golfe.
No feminino, o time formado por Lucia Guilger, do Clube de Campo, Giovanna Yabiku, do Clube de Golfe de Campinas, e por Lauren Nunes Grinberg, do Lago Azul, somou 15 pontos, contra 9 da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O time paulista capitaneado por Emerson Yabiku perdeu apenas uma disputa, entre as seis que travou, contra a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. No domingo, dia da final, derrotaram as paranaenses e as cariocas para garantir o título e ganhar a Taça Dora Nardy, que homenageia uma das maiores incentivadoras do golfe brasileiro feminino.
“Estamos muito felizes com a vitória. O golfe paulista merecia esse título, pois nossos golfistas são muito dedicados e estão de parabéns”, diz Antonio Padula, presidente da FPG.