A delegação de 45 golfistas da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) finalizou neste final de semana sua participação no XXXIV Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, que aconteceu no Peru, com bons resultados. Os golfistas jogaram em quatro campos diferentes: Los Inkas, La Planicie, Club Villa e Lima Golf Club.
Na modalidade por equipe, o Brasil comemorou o segundo lugar na Copa Venezuela. A equipe formada por Paulo Yagyu, Nivaldo Gerais, José Rodrigues e por Paulo Pacheco, presidente da ABGS, somou 192 pontos stableford, contra 195 dos campeões, os colombianos.
O Brasil foi terceiro colocado na Copa Adolfo Gioffre de handicap 0 a 12, com 14,5 pontos, atrás do Peru, com 20, e Colômbia, com 19,5. O time foi formado por Shin Hwan, Cosme Gomm e Lauro Oliveira.
O País também trouxe bons resultados no individual. Denir Gandalini foi vice-campeão na categoria de handicap 13 a 22 e também vice-campeão na categoria de 60 a 64 anos com handicap 13 a 22, e Paulo Pacheco foi terceiro colocado na categoria de 65 a 69 anos.
Mais prêmios vieram das categorias por idade: Aldo Wolf foi campeão da categoria de 60 a 64 anos com handicap e vice-campeão gross. Lauro Oliveira Jr. foi 3º colocado na categoria de 55 a 59 anos, Satoshi Kurita foi terceiro na categoria de mais de 75 anos, Helcio Figueiredo foi vice-campeão na categoria 55 a 59 anos handicap 23 a 36 e Kanikazu Oiwa foi terceiro colocado na categoria de 70 a 74 anos.
Entre as damas, o Brasil ficou com a terceira colocação no individual de 10 a 22 com Pin Lee Yao, que somou 66 pontos stableford nos dois dias de competição, contra 71 da peruana Maffy Santis e 68 da chilena Maeba Hinrichsen.
A brasileira Shiqueko Sako fez parte da equipe campeã do Torneo Confraternidad Sudamericana para Damas junto com a chilne Maeba e a peruana Carmen Rosa Siles, e a brasileira Dora Onoe estava na equipe vice-campeã, junto com a peruana Charo Yoshiyama e a chilena Maria Cecilia Fabres.