Os jovens golfistas Matheus Balestrin, Célia Luz e Giovanna Hirata estão na liderança da segunda etapa do HSBC Tour Nacional de Golfe Juvenil, jogado no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, com a presença de mais de 70 jogadores de todo país.
O gaúcho Matheus Balestrin, que venceu a primeira etapa do circuito juvenil nacional em São Paulo e a etapa local no Rio de Janeiro na semana passada, assumiu a liderança do torneio após jogar 75 tacadas. Com apenas uma tacada a mais, o carioca Rafael Ventriglia está na segunda posição, seguido por João Paulo da Silva, com 76.
Na categoria feminina, a liderança é dividida pela paulista Giovanna Hirata (campeão da primeira etapa do circuito) e pela carioca Célia Luz, do clube anfitrião. Ambas deram um total de 84 tacadas, três a menos que a terceira colocada, Giulia Mallmann (RJ).
A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) renovou com o HSBC o contrato de patrocínio para o Tour Nacional de Golfe Juvenil e também para todos os torneios internacionais disputados por equipes brasileiras amadoras, masculinas e femininas.
O HSBC Tour Nacional de Golfe Juvenil é disputado por jovens, meninos e meninas, nascidos a partir de janeiro de 1995.
Em 2013, o HSBC Tour Nacional de Golfe Juvenil terá cinco etapas. A primeira foi realizada em São Paulo, no Guarapiranga Golf & Country Club, na semana passada; a segunda será no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro; a terceira acontecerá em março em Porto Alegre, no Belém Novo Golfe Clube; e a quarta etapa será em maio no Paraná, no Alphaville Graciosa Clube.
A quinta e última etapa do ano será o Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil e Juvenil que será realizado no Clube de Golfe de Brasília, de 31 de julho a 2 de agosto.
O torneio é organizado pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).