O argentino Sergio Acevedo foi neste sábado campeão da Etapa São Carlos do Circuito Brasileiro de Golfe (CBG Pro Tour) apresentado pelo HSBC, após derrotar seu conterrâneo Mauricio Molina nos dois buracos finais do jogo, disputado no Damha Golf Club, em São Carlos (SP).
Acevedo ganhou o prêmio de R$ 22 mil reservado ao campeão, dos R$ 100 mil distribuídos no campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Golfe em parceria com a IMX.
No início do buraco 17, o penúltimo da competição, Acevedo estava duas tacadas atrás de Molina, que acabou marcando um duplo bogey (+2 em relação ao par do buraco), o que fez ambos iniciarem o 18 empatados em primeiro. Molina fez 4 (par) e Acevedo embocou sua terceira tacada (ou seja, fez birdie, ou -1 em relação ao par do buraco), garantindo sua vitória.
“Gostei muito do Damha Golf Club. O campo é muito desafiador. Os greens são muito difíceis por causa das caídas. O buraco 17 é dificílimo e decidiu o título”, disse Acevedo, que recebeu o troféu de campeão das mãos de Paulo Cezar Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, e de Silvio Souza, executivo do HSBC. “Estamos muito felizes com o sucesso da competição, que visa elevar o nível de nossos atletas para prepará-los para as Olimpíadas e outras competições internacionais”, disse Pacheco.
Acevedo finalizou o torneio com 209 tacadas, contra 210 de Molina e 211 de Felipe Navarro. Dois jogadores empataram em quarto lugar, com 212: o paraguaio Nilson Cabrera e o paulista Rogério Bernardo, que liderou o torneio na primeira rodada e estava em segundo após a segunda rodada. O paulista Pablo de La Rua e o gaúcho Tiago Silva terminaram com 213 tacadas, empatados em 6º lugar.
“Fiquei muito contente com minha colocação, pois estava sem ritmo de jogo. Gostaria de ter jogado melhor na segunda rodada, pois aí poderia ter chegado ao título”, disse Navarro, que voltou a competir após ficar seis meses afastado por causa de uma lesão no cotovelo.
Como ganhou a Etapa Brasília do CBG Pro Tour, no mês passado, Molina segue como líder do circuito. Maiores informações e resultados online do torneio podem ser consultados no site do CBG PRO TOUR.
Ivan Tsukazan, representante do Damha Golf Club, foi o melhor amador da competição – no total, cinco golfistas amadores foram convidados pela Confederação Brasileira de Golfe para disputar o torneio. Tsukazan marcou 219 tacadas e ficou empatado em 16º.
O CBG Pro Tour é apresentado pelo HSBC e tem também como patrocinadores a Sete Brasil, a Sportv, a Nespresso, a Embrase e a YKP, além de apoio da Klabin e TAM Viagens. O CBG Pro Tour conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e organização da IMX.
Desenvolvimento do golfe – Crianças e adolescentes de escolas de São Carlos (SP) voltaram a participar neste sábado de aulas gratuitas oferecidas pelo programa Golfe Para a Vida apresentado pelo HSBC, criado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para desenvolver o esporte, com recursos do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do R&A, a entidade máxima do golfe mundial. Também foram oferecidas clínicas gratuitas para o público em geral e para professores de educação física, que tiveram aulas teóricas e práticas do esporte.
Com o patrocínio do HSBC e apoio técnico-financeiro do R&A, entidade máxima do golfe mundial, o Golfe Para a Vida já foi desenvolvido em três cidades brasileiras (Curitiba, Porto Alegre e Brasília), atingindo cerca de 70 professores e mais de 20 mil crianças. O programa conta com recursos do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.