A Associação Golfe Público de Japeri (AGPJ) foi escolhida pela Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews (R&A) para representar o Brasil no campeonato mundial de golfe, o Junior British Open. O jovem golfista Anderson Nunes, 17 anos, aluno da AGPJ, líder do ranking carioca e entre os 5 primeiros do ranking nacional, vai embarcar em julho para a Inglaterra.
O jovem de Japeri, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, vai representar o Brasil na disputa pelo campeonato mundial juvenil mais importante da categoria e ainda vai assistir o tradicional The British Open e participar de encontros com os maiores nomes do golfe mundial.
A escolha é um reconhecimento ao trabalho de seis anos da Escola de Golfe, desenvolvido pela AGPJ, que hoje mantém 120 crianças e jovens, dos quais sete classificados no ranking nacional.
“Quero ser golfista profissional e ser bom como o Tiger Woods”. Ouvir esta frase de um adolescente brasileiro, sobre o maior fenômeno do golfe americano, não é tão incomum nos dias de hoje, uma vez que o golfe voltará a categoria de esporte olímpico em 2016, nas Olimpíadas do Brasil. O que pode causar espanto é o fato de a declaração ter sido dada com entusiasmo pelo jovem Anderson Nunes, morador de Japeri, um município pobre da Baixada Fluminense.
Anderson lidera o ranking carioca e é o 4º do ranking nacional, em sua categoria. O jovem golfista é um dos mais antigos entre os 120 alunos da Escola de Golfe, mantida pela AGPJ. Já representou a Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro em diversos campeonatos, pontuando no ranking nacional amador adulto. Desde os cinco anos, já se encantava com o esporte, que conheceu através de um tio, caddie (carregador de tacos) do Gávea Golf Club. Seu talento já lhe rendeu uma semana de treinamento na David Leadbetter Golf Academy, Flórida.