Paulo Vitor Veiga Mattos, do VistaVerde Golf Club (SP), e Lauren Nunes Grinberg, do Lago Azul Golf Club (SP), venceram as principais categorias do Campeonato Juvenil de Verão do Estado de São Paulo, uma das principais competições nacionais da categoria, que foi disputada no Arujá Golf Club, na Grande SP, no começo do ano.
Mattos, que iniciou o torneio na frente e perdeu a liderança para Marcos Negrini, do Damha Golf Club (SP), na segunda rodada, virou o jogo e venceu com 221 tacadas (74/73/74), contra 222 (74/72/76) do adversário. O terceiro colocado foi o gaúcho Rohan Boettcher, atual líder do ranking brasileiro juvenil, com 223 tacadas (75/73/75). Os três repetiram o pódio na categoria B masculina.
A final do feminino foi emocionante: Lauren Grinberg jogou 80 na final – o melhor resultado feminino do dia – para chegar a 245 tacadas (84/81/80) e forçar o playoff contra Giovanna Yabiku, do Clube de Golfe de Campinas (SP), também com 245 (86/77/82). Elas jogaram duas vezes o buraco 9, um par 5, e Lauren venceu com um birdie, contra um bogey da adversária, para comemorar seu primeiro título do ano. Ela venceu também a categoria C, enquanto que Giovanna ficou com o título da categoria B. A terceira colocada no geral foi Ana Beatriz Cordeiro, do Alphaville Graciosa Clube (PR), com 250 (83/80/87), seguida de perto por Sophia Campos, do mesmo clube, com 251 (90/80/81).
Os demais campeões foram Daniel Celestino (cat. C), Guilherme Nunes Grinberg (cat. D), Renato da Silva Filho (cat. E) e Meilin Hoshino (feminino D).
O evento valeu como primeira etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, e contou pontos para os rankings mundial, nacional e estadual. O torneio abriu o calendário de eventos nacionais do golfe brasileiro.
“O nível técnico dos competidores foi excelente. Ficamos muito felizes com a performance dos juvenis paulistas, que levaram ouro e prata nas duas principais categorias”, diz Antonio Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe, que organizou a competição, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).