Mario Sawada, do Arujá Golfe Clube, foi o campeão scratch do Torneio Graf Von Faber-Castell, que fez parte da Retrospectiva ABGS 2013, evento que encerrou oficialmente a temporada do golfe sênior brasileiro.
Promovido pela Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS), o encontrou reuniu os principais nomes da modalidade no país no Clube de Campo de São Paulo no dia 6 de dezembro.
Sawada somou 78 tacadas, contra 79 de Hideaki Iijima, atual campeão brasileiro sênior. A campeã scratch feminina foi Sadako Kuramochi, do Guarapiranga Golf & Country Club, com 86 tacadas, contra 89 de Lidia Sawada, do Arujá.
Takanori Uemura, da Associação Esportiva São José (AESJ), venceu a categoria de index até 14,0, com 68 net, seguido por Kunio Ishihara, do PL, com 73. Angel Martinez, do clube anfitrião, foi campeão da categoria de 14,1 a 23,0, seguido por Tsuyoshi Kuramochi, do Guarapiranga – ambos somaram 68 tacadas, e o título foi decidido pelos critérios de desempate.
A decisão da categoria de 23,1 a 32,0 também foi apertada: Nelson Sato, de Itapeva, foi campeão, com 38 pontos stableford, contra 37 pontos do vice-campeão, Francisco de Castro, do Clube de Campo.
Keiko Shimomaebara, do PL Golfe Clube, somou 72 para vencer a categoria feminina até 25,0 de handicap, seguida por Paulina Essaki, da AESJ, com 75. Neide Nakagawa, da AESJ, marcou 31 pontos e venceu a categoria de 25,1 a 32,0, seguida por Cecilia Higashi, do VistaVerde Golf Club, com 30.
Após o torneio aconteceu o jantar da Retrospectiva ABGS 2013, onde foram premiados os melhores jogadores do ano, segundo o ranking da ABGS. Os grandes premiados da noite foram o casal Mario e Lidia Sawada, primeiros colocados scratch dos rankings masculino e feminino da ABGS.