Numa decisão emocionante, só definida no buraco final, Lyn Ahn, do Clube de Golfe de Campinas, surpreendeu os “papa-títulos” da categoria para ser o campeão do 5º Torneio ABGS de Golfe Sênior do Fazenda da Grama Country & Golf Club, disputado nesta quinta-feira, 24 de agosto, com muito sol, algum vento e temperaturas bem agradáveis.
Lyn venceu com 82 tacadas, no desempate contra Shozo Karasawa, do Vista Verde. Hideaki Iijima, do PL, que tinha o menor handicap índex em campo e vinha de uma vitória em São José dos Campos, terminou em terceiro, com 85.
Handicaps e idade – Na categoria com índex até 14, o campeão foi Seizo Yano, do PL Golf Club, com 74 tacadas. Cairo Ottaiano Júnior, do Clube Capixaba, diretor estadual da ABGS para o Espírito Santo, foi o vice-campeão, apenas uma tacada atrás. Na 14,1 a 23, venceu Caio Affonso Junqueira Filho, do Ipê, com 69 tacadas, seguido por Luiz Sardinha, da Academia GolfRange Campinas, que levou a maior delegação ao torneio, com 13 jogadores.
Na 32,1 a 32, no sistema Stableford, dobradinha da Academia GolfRange Campinas, com Oswaldo Pereira, campeão, com 46 pontos; e Yocito Fukuda vice, com 44. Nas categoria por idade, Paulo Motoki, de Brasília, venceu entre os de 65 a 70 anos, com 38 pontos; José Moron, outro que joga na Academia GolfRange Campinas, foi o melhor entre os de 71 a 75 anos, com 30 pontos; e Francisco Matarazzo, no São Francisco, ganhou entre os de 76 anos ou mais, com 33 pontos.
Pré-Sênior – Entre os pré- seniores (40 a 54 anos) Émerson Godinho deu mais uma troféu ao Vista Verde, ao ser campeão com 85 tacadas. Plínio Albregard, do Arujá, foi o vice, com 89; e Luiz Gonzaga Dias, o Tom Zé, que jogava em casa, ficou em terceiro, com 90.
Entre os pré-seniores com handicap, o campeão foi Ivan Tanurcov, do Paradise, que já havia jogado em torneios da ABGS, mas venceu logo na primeira vez que competiu como sócio da entidade. A ampliação da faixa etária da categoria pré-sênior a partir deste ano, começando aos 40 anos, e não mais aos 50, tem atraído cada vez mais jogadores para a ABGS e ajudado a renovar o plantel de jogadores da entidade.
Feminino – Importante também tem sido a presença feminina. A campeão scratch, dando mais um troféu para a Grama, foi Ângela Santos, com 100 tacadas. Entre as de handicap índex até 25, venceu Rubia Maran, de Poços de Caldas (MG), com 79 tacadas. E na 25,1 a 32, stableford, a campeã foi Rosângela Dadalto, do Capixaba, com 26 pontos.
Sérgio del Porto, diretor da ABGS no Fazenda da Grama, comandou a entrega de prêmios. A mesa foi composta ainda por Cláudio Kiryla, presidente da ABGS; Jorge Chung, diretor da ABGS para o estado de São Paulo; Romeu Massonetto, diretor da ABGS no Lago Azul; Rodolfo Santos, diretor ABGS no São Paulo GC; e os membros do conselho Cairo Ottaiano e Synval Moraes, além de Katsuji Sako, de Celso Teixeira, da Golf Travel, e de Alfredo Breda, da Grama.
Social – A cerimônia de encerramento começou com todos cantando parabéns para os 11 aniversariantes do mês: Luiz Fagundes (dia 8), Lyn Ahn (9), Jadir Dadalto (9), Elaine Frota (9), Waldemir Pettena (11), Mário Ramos (13), Doroti Senday (15), Tom Zé (25), Renato Escocard (25), Sérgio Diniz (30) e Plinio Albregard (31).
Radium Check-up – Oswaldo Pereira, além do troféu, ganhou o sorteio de um check-up da clínica Radium, de Campinas, no valor aproximado de R$ 3 mil. Haverá mais dois sorteios desses até o final do ano.
O calendário ABGS não para. Na próxima quinta-feira, 31 de agosto, é a vez do 20º Torneio ABGS do Terras de São José GC, junto com a sexta rodada do Interclubes paulista. De 3 a 10 de setembro, é a vez da PGA Resort Golf Week, nos EUA. E na quinta-feira, 14 de setembro, será jogada, no Guarapiranga, a sétima rodada do Interclubes.