Os golfistas Fernando Vieira dos Santos e Giuliana Scarinzi venceram o 19º Torneio Aberto da Associação Esportiva São José (AESJ), de São José dos Campos, disputado nos dias 20 e 21 de agosto. O evento valeu para os rankings scratch e por handicap index da Federação Paulista de Golfe (FPG).
As categorias masculina index Até 8,5, 8,6 a 14,0 e scratch não tiveram os jogos do domingo concluídos devido às fortes chuvas que assolaram São José dos Campos, então valeram os resultados da primeira rodada.
O título da categoria scratch foi decido através de um play off de um buraco, após Santos, do Ibiúna Golf Club, e Diego Ramos de Oliveira, do clube anfitrião, terem empatado com 71 tacadas. Santos levou a melhor para se sagrar campeão.
No feminino, Giuliana, da AESJ, totalizou 170 tacadas, contra 191 da vice-campeã, Kimiko Yaguchi, também da AESJ.
Rodrigo Marques dos Santos, da AESJ, somou 64 para conquistar o título da categoria de index até 8,5, seguido de perto por seu companheiro de clube Diogo Enrique Ramos de Oliveira, com 65. O terceiro colocado foi Carlos Candido, do Clube de Campo de São Paulo, com 67.
A decisão foi apertada também na categoria de index 8,6 a 14,0, dominada pelos jogadores locais – o campeão, definido pelos critérios de desempate, foi Hissachi Takehara, com 64, mesmo escore do vice-campeão, Isamu Nakano. O terceiro colocado foi Rui Marson Filho, com 70.
Os critérios de desempate também precisaram ser utilizados entre os competidores de 14,1 a 19,4, categoria também dominada pelos jogadores da AESJ. A vitória foi de Carlos Tokuiti Amagai, com 138, mesma pontuação do vice-, Mario Keigo Nakamura. O terceiro foi Alberto Alvarenga de Oliveira, com 139.
Ricardo Luiz Cardoso Vilarinho, da AESJ, venceu a categoria de index 19,5 a 25,7, com 139, seguido por Wilson Katsumi Toyama, do Santos São Vicente Golf Club, com 142, e Walter Kiyozi Ariyoshi, do clube anfitrião, com 146.
Entre as damas com handicap, o título ficou para Kimiko Kazurayama Yaguchi, com 149, seguida por Paulina Essaki, com 154, e Gislaine Cerveny, com 163 – todas as três da AESJ.