Eduardo Nagao, entre os seniores; Alexandre Santos, entre os pré-seniores, e Stela Mayumi, no feminino, foram os campeões do 5º Torneio ABGS de Golfe Sênior do Arujá Golf Clube – Taça Muneki Tikasawa, disputado no dia 9 de março, que valeu pela rodada de abertura do 25º Torneio ABGS Interclubes Sênior de São Paulo, e, pela primeira vez, também contou pontos para os rankings sênior e pré-sênior scratch da Federação Paulista de Golfe (FPG).
A decisão do título geral sênior foi uma das mais disputadas da história, com dois jogadores da casa somando 80 tacadas. Quem levou a melhor nos critérios de desempate foi Eduardo Nagao, que ganhou a Taça Muneki Tikasawa. Masakazu Shoji ficou com a medalha de prata, e Shozo Karasawa, do Vista Verde, que jogou 81, ficou com o bronze.
Handicap – Nas classificações seniores por handicap, Frank Wisbrun, do São Paulo GC, foi o campeão entre os de índex até 14, com 72 tacadas, o par do campo, ao superar Francisco Açakura, o vice-campeão, nos critérios de desempate. Na 14,1 a 23, Antonio Nilton Lima deu mais um título ao Arujá, com 65 tacadas, sete abaixo, contra 67 (-4) de Aloisio Iwao Miura, do São Paulo Futebol Club, o vice-campeão.
Na 23,1 a 32, disputada no sistema Stableford, Walter Taurisano, do Clube de Campo, somou 39 pontos para vencer, em mais um desempate, Lim Thiang Sou, da Academia GolfRange Campinas. Nas premiações dos superseniores, também Stableford, os campeões foram José Serto, do Lago Azul, com 37 pontos, na 65 a 70 anos; Jose Santana Moron, da Fazenda Sertão, com 32 pontos, na 71 a 75 anos; e Shiro Watanabe, do Arujá, com 36 pontos; entre os de 76 anos ou mais.
Pré-sênior – A categoria Pré-Sênior scratch também passou a ter prêmios especiais para os três primeiros colocados, que somaram pontos para o ranking da FPG. Alexandre Santos, do Paradise, foi o campeão, levando o ouro com 75 tacadas, seguido por Francisco Ishihara, do PL, que levou a prata, com 77, e de Luiz Vasconcelos, o Lula, da Santapazienza, medalha de bronze, com 71. Houve ainda prêmio para o campeã pré-sênior com handicap, que ficou para Marcelo Domingues, da Academia GolfRange Campinas, com 71 (-1).
Entre as mulheres, foram premiadas as campeãs de três categorias: Stela Miyagi do Arujá, foi a campeã scratch; Ivete Aoki, também do Arujá, foi campeã entre as de handicap índex até 25, com 73 tacadas, e Mary Iguchi, de São José, venceu na 25,1 a 32 com 29 pontos. Ainda não existe um ranking sênior feminino da FPG, que está em estudo.
Homenagem – A cerimônia de premiação começou com a homenagem a Muneki Tikasawa, dando início a uma iniciativa da ABGS, de sempre destacar os sócios dos clubes sede de seus torneios que mais se destacaram no esporte e no golfe sênior. Coube ao anfitrião Mario Numada, presidente do Arujá, discursar exaltando os feitos de Tikasawa, que além de seu sempre inestimável trabalho pelo golfe sênior, foi presidente do Arujá por 12 anos e hoje ainda dirige a Associação Nikkey de Golfe do Brasil, com mais de três mil associados.
Kiryla e Numada presentearam Tikasawa com uma gravura alusiva. Em seu agradecimento, Tikasawa elogiou o trabalho de todos os dirigentes presentes por seu trabalho pelo golfe e se colocou à disposição da ABGS e FPG para ajudar no que for necessário. Compuseram ainda a mesa de premiação Ricardo Iwasaki, capitão do Arujá, que apresentou a cerimônia, e Sumio Ono, diretor ABGS no Arujá.
Festa – Foi servido um almoço para todos os 120 presentes, onde os destaques foram as saladas, Zaru udon (ninhos de macarrão japonês servidos com molho frio), peixe a milanesa e rabada. Os 14 sócios da ABGS que aniversariam em março, incluindo Tikasawa, ganharam um bolo e “Parabéns a Você”.
Para terminar, houve sorteio de um pacote de hospedagem de cinco dias, para duas pessoas, no Marriott Golf & Resort Orlando, na Flórida, nos EUA, ganho por Mary Iguchi. Todos os campeões ganharam caixas de bolas e foram sorteadas ainda bolas para mais 12 pessoas. A Arujá também ofereceu para sorteio cinco green-fees, para os não sócios.
Inscreva-se – A próxima rodada do Interclubes Sênior será o 8º Torneio ABGS do Lago Azul Golfe Clube, dia 30 de março, um quinta-feira. O torneio vale pontos para os rankings paulistas sênior e pré-sênior, com medalhas para os três primeiros colocados scratch de cada categoria.
AGBS E FPG – A Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) e a Federação Paulista de Golfe (FPG) firmaram um acordo nesta quinta-feira, 9 de março, no Arujá Golf Club. A partir de agora, as duas entidades serão parceiras em todo os eventos de golfe Sênior e Pré-Sênior, nos clubes filiados a Federação Paulista de Golfe no Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Dando início prático ao acordo entre as duas entidades, o Torneio ABGS do Arujá valeu também para os rankings Sênior e Pré-sênior da FPG, inclusive com a entidade distribuindo medalhas de ouro, prata e bronze aos três primeiros colocados scratch de cada uma das categorias. Isso se repetirá em todos os torneios da ABGS em clubes filiados à FPG.