Lista/Grade

Brasil perde para a Argentina título do 2º Latino-Americano de Golfe Sênior por um ponto

José Bianeck, campeão da categoria 0 a 9 Foto: divulgação

José Bianeck, campeão da categoria 0 a 9
Foto: divulgação

Foi por muito pouco: o Brasil perdeu o título do 2º Campeonato Latino-Americano de Golfe Sênior, disputado de segunda a quarta-feira no Comandatuba Ocean Course, o campo do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia, por apenas um ponto. Os campeões foram os argentinos, que somaram 60 pontos, contra 59 do time Brasil Verde e do Panamá.

Mesmo perdendo o título por equipes, os brasileiros se destacaram na competição individual, onde conquistaram sete taças de campeão e quatro de vice-campeões nas dez categorias em disputa.

José Bianeck (Brasil) foi o campeão gross da categoria até 9, com 228 tacadas, contra 230 de Robert Askew (Panamá). No net da mesma categoria, o título ficou com Andres Vivot (Argentina), com 223, seguido por Jorge Ader (Argentina), com 228.

Silvio Cecin, campeão cat. 10 a 13 Foto: divulgação

Silvio Cecin, campeão cat. 10 a 13
Foto: divulgação

Silvio Cecin (Brasil) venceu a categoria 10 a 13 no gross, com 245 tacadas, seguido por Gonzalo Coloma (Peru), com 249. No net, o campeão foi Luis Hincapie (Panamá), com 213, contra 220 de Ramon Cereijo (Argentina). Entre os jogadores de handicap 14 a 17 gross, o título ficou com Eduardo Príncipe (Brasil), com 258, seguido por Alan Balcazar (Bolívia), com 262. No net, Paulo Pacheco (Brasil), presidente da Confederação Brasileira de Golfe, levantou a taça, com 222 tacadas. O vice-campeão foi Nivaldo Gerais (Brasil), com 227.

Javier Tizado (Argentina) foi o vencedor gross da categoria 18 a 20, com 270 tacadas. O vice foi Kunikazu Oiwa (Brasil), com 274. O campeão net da categoria foi Osmar da Costa Sobrinho (Brasil), com 221 – uma tacada de diferença para o segundo colocado, Juvenil Cenci (Brasil), com 222.

O vencedor gross da categoria 21 a 30 foi Vladimir Pesenti (Brasil), com 299, contra 303 de Pincas Feingold (Argentina). No net, o campeão foi Synval Moraes (Brasil), com 230, seguido por Nelson Torres (Brasil), com 239.

Eduardo Príncipe (Brasil), campeão cat. 14 a 17 Foto: divulgação

Eduardo Príncipe (Brasil), campeão cat. 14 a 17
Foto: divulgação

O torneio foi organizado pela Confederação Latino-Americana de Golf Senior Amateur, que foi concebida no Brasil durante o Sul-Americano Sênior de 2008, também disputado na Bahia, e pela Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) e Golf Travel, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

A intenção da Confederação Latino-Americana de Golf Senior Amateur é fortalecer o golfe sênior no continente. A modalidade é voltada para golfistas com mais de 55 anos de idade (sêniores) e mais de 40 anos (pré-sêniores). A primeira edição do Latino-Americano aconteceu no ano passado em Miami (EUA) e foi vencida pelo time do Brasil.

Argentinos campeões Foto: divulgação/Henrique Fruet

Argentinos campeões
Foto: divulgação/Henrique Fruet

Sobre a ABGS – Fundada em 1979, a Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) reúne os melhores golfistas sêniores e pré-sêniores do país, em sua maioria empresários, executivos e profissionais liberais de sucesso que tem o golfe como principal hobby. A ABGS é fundadora da Confederação Latino-Americana de Golfe Sênior e da Federação Sul-Americana de Golfe Sênior. Também faz parte da World Senior Golf Federation, a entidade mundial da categoria.

 A entidade conta com um quadro com mais de 1.300 associados e promove competições regionais, nacionais e internacionais. A ABGS já realizou torneios em destinos como Portugal, Itália, França, Tunísia, República Dominicana e EUA, entre outros, sempre aliando esporte, cultura, turismo, construção de relações duradouras e contato com o meio ambiente. O presidente da ABGS é o paranaense Claudio Kiryla.

Edição: 

Veja também:

27/03/2013 27/03/2013
27/03/2013 27/03/2013
Aos 80 anos, Itanhangá Golf Club instala sistema de irrigação mais moderno do mundo Aos 80 anos, Itanhangá Golf Club instala sistema de irrigação mais moderno do mundo
Saiba como ir ao Brasil Classic, principal torneio de golfe do Brasil Saiba como ir ao Brasil Classic, principal torneio de golfe do Brasil
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software