A carioca Valentina Bosselmann, do Itanhangá, número 2 do Brasil, se deu um grande presente do aniversário de 19 anos, que comemora neste domingo, ao vencer de virada, nesta sexta-feira, 7 de junho, o Aberto Feminino do São Fernando – 2024, válido para o ranking mundial amador de golfe (WAGR) e para o ranking nacional.
Valentina somou 221 (74-74-73) tacadas, oito acima do par, para vencer a disputa contra com outras duas jovens revelações do golfe brasileiro, que dividiram o segundo lugar com 223 tacadas: Beatriz Menga (72-77-74), de 15 anos, do São Fernando, e Duda Rocha (78-71-74), de 16 anos, do Itanhangá.
Bia Menga, que foi líder do primeiro dia, e só não jogou bem no segundo, levou o troféu de vice-campeã scratch, enquanto Duda Rocha, que jogou pior na estreia e fez um torneio de recuperação, foi a campeã por handicaps índex até 16. Duda, que joga golfe há três anos e compete há apenas um ano e meio, teve a honra de fazer a melhor volta de todo o torneio (71) no segundo dia, quando fez seu primeiro hole-in-one em torneios, no buraco 12.
Destaques – Na volta final, Duda era líder por duas até o tee do 17, onde Valentina fez birdie para descontar uma. No 18, nervosa com a chance de vencer, Duda passou o green e viu sua bola ir morro abaixo e não escapou de um triplo bogey. O vice-campeonato empatado, no entanto, poderá dar a Duda a chance de entrar para o WAGR logo em sua segunda tentativa, uma vez que o torneio teve bom índice técnico, com quatro jogadoras do WAGR em campo. A lista oficial sai na quarta-feira. Em seu outro único torneio do WAGR, no Aberto do Campo Olímpico, há duas semanas, Duda foi vice-campeã, mas como o índice técnico era baixo, o segundo lugar não bastou.
Lauren Grinberg, do Lago Azul, número 1 do Brasil, que vinha de três vitórias nos quatro torneios do WAGR que jogou em 2024, não teve uma boa semana, e terminou em quarto, com 230 (79-75-76) tacadas. Destaque ainda para Fernanda Lacaz, do São Fernando, que mora nos EUA e está de férias no Brasil. Ele não jogou bem nos dois primeiros dias, mas fez a melhor volta da rodada final, para ainda terminar em quinto com 234 (82-80-72).
Mais premiadas – O pódio da categoria com até 16 de handicap índex teve, além de Duda campeã com 214 (75-68-71), Kyoung Aie Kim, do Clube de Golfe de Campinas, vice com 218 (74-71-73), e a juvenil Gabriele Rodrigues, do Arujá, em terceiro, com 222 (79-70-73). Na 16,1 a 25,7, que só jogou dois dias, a campeã gross foi Marisa Fabbri, do São Fernando, com 178 (87-91), No net, a campeã foi Adriana Rodrigues, com 141 (71-70) tacadas, seguida por Jordana Souza, com 143 (70-73).
Houve ainda uma categoria não oficial para jogadoras com handicap índex de 25,8 em diante, jogada no sistema stableford. Adriana Maria Dutra foi a campeã com 34 (16-18) pontos, mesmo total de Yuki Tokunaga (18-16) que ficou em segundo nos critérios de desempate. O pódio foi completado por Paula Soriano, terceira com 30 (14-16) pontos.
Social – As jogadoras foram recebidas nos três dias com muitos mimos oferecidos às jogadores com ativações dos patrocinadores como a Skincare da La Prairie, com cabelo e make up; Stylebar, com degustação de vinhos da Woodwine, além de sorteios de viagens oferecidos pelo Fairmont Rio de Janeiro, Sofitel e Club Med; passagens da Gol; e sorteios de produtos oferecidos pela Samsung.
Parte do dinheiro arrecadado com as inscrições e patrocínios foi doado para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Todas elogiaram a organização perfeita da Score Golf e do grupo de jogadoras do São Fernando, que incluiu a capitã Bia Chung, Beth Buny, Maria Pia Bragança e demais membros da Comissão de Honra do torneio: Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe; Rodrigo Somlo, presidente do São Fernando, Francisco Buny e Álvaro Almeida.
Clique aqui para ver os resultados.