O estadunidense Maxwell Moldovan conquistou sua primeira vitória na carreira como profissional no 70º ECP Brazil Open no Rio Olympic Golf Course, encerrado neste domingo, 6 de abril. Com a vitória, Moldovan garante status de isenção no PGA TOUR Americas até o Latin America Swing de 2026 e sobe para a posição nº 2 na Fortinet Cup de 2025.
Moldovan entrou na rodada final duas tacadas atrás da liderança, mas conseguiu ganhar terreno com três birdies no nos ultimos 9 buracos e venceu o torneio no buraco 18, um par 5 de 587 jardas. Depois de acertar o fairway em seu drive, Moldovan entrou o green em sua segunda tacada e acertou um putter de 15 metros para eagle. Moldovan garantiu a vitória terminando com menos 18, apenas uma tacada de diferença para o segundo colocado.
“Eu realmente não sei o que sentir ou como sentir, estou muito grato”, disse Moldovan após sua vitória. “Foi um primeiro ano muito difícil como profissional. Alguns meses atrás, eu realmente não sabia se um dia como hoje aconteceria. Há tanta incerteza no jogo profissional… Eu ficaria feliz por ter voltado à disputa e visto tantas coisas boas no meu jogo. Não poderia estar mais grato por ter acontecido do jeito que aconteceu.”
Moldovan ganhou status de isento para o North America Swing de 2024 após terminar como o jogador nº 20 na PGA TOUR University Class of 2024. Depois de passar quatro anos na Ohio State University (2020-2024), Moldovan lutou em seu primeiro verão como profissional. Em nove partidas no PGA TOUR Americas em 2024, Moldovan perdeu oito cortes e terminou em 155º na Fortinet Cup.
Moldavan é o terceiro ex-aluno da PGA TOUR University da classe de 2024 a vencer um evento sancionado pelo PGA TOUR e se junta a Ryan Blaum (2013) e Shad Tuten (2019) como os únicos americanos a vencer o ECP Brazil Open desde que se tornou um evento sancionado pelo PGA TOUR.
Dos brasileiros que passaram o corte, Fred Biondi terminou em 45º lugar (-7) e Rafael Becker em 57º lugar (-5).
O KIA Open, o terceiro evento do Latin America Swing, que será sediado no Quito Tenis & Golf Club em Quito, Equador, acontece de 24 a 27 de abril.