O 10º Latin America Amateur Championship (LAAC) será disputado no Pilar Golf, em Buenos Aires, na Argentina, a partir desta quinta-feira, 16, até domingo, 19 de janeiro.
A edição reunirá 108 jogadores de 28 países definidos pelo ranking mundial de golfe amador (WAGR).
O Brasil tem sete representantes no torneio, os gaúchos Andrey Xavier, Herik Machado e Matheus Balestrin, os paulistas Eduardo Matarazzo, Marcos Negrini e Guilherme Grinberg, e o paranaense Homero de Toledo.
Criado por iniciativa do Masters, do R&A e da Associação de Golfe dos Estados Unidos (USGA), o LAAC tem como objetivo ajudar a desenvolver o golfe amador na América do Sul, na América Central, no México e no Caribe.
Na última década, 17 participantes do LAAC jogaram em um ou mais dos três Majors. O vencedor do Campeonato Amador da América Latina 2018, o chileno Joaquín Niemann, disputou cinco Torneios Masters, cinco US Open e quatro The Opens.
Em 2019, o mexicano Álvaro Ortiz fez história ao ser o primeiro campeão da LAAC a passar pelo Masters. Três anos depois, Aaron Jarvis, das Ilhas Cayman, foi o primeiro vencedor do LAAC a jogar no fim de semana no The Open em St Andrews.
Participam neste ano do LAAC 15 jogadores que estão entre os 200 melhores do Ranking Mundial de Golfe Amador (WAGR), incluindo o mexicano Omar Morales (nº 13); Justin Hastings, das Ilhas Cayman, (nº 43); José Luis Montaño, da Bolívia, (nº 48); e os brasileiros Andrey Xavier (nº 53) e Hérik Machado (nº 54).
O campeão do LAAC jogará o Masters de 2025, no Augusta National Golf Club, nos Estados Unidos; o 153º The Open, no Royal Portush Golf Club, na Irlanda do Norte; e o 125º US Open, no Oakmont Country Club, nos Estados Unidos.
Clique aqui para ver os horários das saídas e resultados