Lista/Grade

Como administrar a ansiedade no golfe, por Isabele Lodygensky 

 

Ansiedade é um sentimento que complica a vida de muitos. No golfe então é uma situação complicada já que ela pode aparecer um mês ou uma hora antes do jogo, e também chega de visita sem ser convidada de um segundo ao outro em campo para atrapalhar tudo. É um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso.

Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia também. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. Para um atleta, o impacto da ansiedade em campo contribui com a adrenalina e o nervo vago travado. Uma combinação que coloca o jogador em uma posição complicada para executar as tacadas. 

Uma maneira de encarar a ansiedade no golfe é ter uma visão mais objetiva sobre ela, ou um relacionamento mais ‘aconchegante ou amigo’ com este sentimento. Vamos por passos nesta transferência da ansiedade a objetividade:

  1. Quando a ansiedade chegar para ‘te visitar’ não a deixe entrar ou ocupar espaço em todo o seu sistema nervoso. De a ela uma atenção pessoal, personalizada, e consciente (através da razão).  Simplesmente diga a si mesmo: ‘me sinto ansioso ou percebo que estou sentindo ansiedade neste momento’ – Este primeiro passo de identificála é MUITO importante e de muito valor. 
  2. Faça estas perguntas a você mesmo: ‘qual é o desafio ou experiência adiante que é novo ou diferente para mim?  ‘estou com medo? Estou sentindo dúvidas das minhas habilidades? Por que estou com dúvida? Eu tenho as ferramentas necessárias para o desafio e para a experiência?
  3. A partir daí explore as suas ferramentas internas – por exemplo…se você identificou um medo da tacada no primeiro buraco raciocine assim: ‘a tacada do buraco 1 eu já dei centenas de vezes. Eu sei bater na bola. A tacada do 1 é tão importante quanto a tacada do 14 (quando chegar no 1 pode fazer de conta que já está no buraco 14 por exemplo). Um outro exemplo seria assim: você jogou o dia 1 do torneio e está liderando e sente ansiedade de jogar o segundo dia ou o terceiro…uma vez mais explore suas ferramentas internas e tenha uma conversa objetiva consigo mesmo: ‘vou fazer de conta que amanhã é o primeiro dia do torneio e começar tudo de novo’ ou ‘eu já joguei tantos dias 2 e 3 de torneios. Eu sei jogar golfe, eu sei dar as tacadas que preciso porque eu já fiz e fiz bem feito”. Além deste diálogo interno, converse com alguém ao seu lado (eg. coach, caddie, amigos, pais) que te ajude a identificar as ferramentas internas que você tem. Este processo também te apoia em identificar ferramentas novas ou diferentes que você precisa adquirir para seu crescimento e desenvolvimento como pessoa e atleta.

O efeito neurológico de conviver com a ansiedade de uma maneira objetiva é muito forte. É uma manipulação da emoção através da razão, ou uma manipulação de como o seu sistema límbico opera a cada minuto. Além disso, é complicado e vai mais além deste artigo…mas por agora estou te dando uma dica ao lado prático que dá certo e funciona se você começar a explorar-la e praticá-la com frequência. 

Lembre-se que a ansiedade é um sentimento que te alerta de que o que está por vir ou acontecer é maior ou mais forte do que a sua capacidade de lidar com ele ou superá-lo. Com pensamentos objetivos e claros, através da razão e em identificar as ferramentas que você já tem em você neste momento presente para viver o momento/desafio futuro, você minimiza este sentimento de ansiedade e, com prática e exercícios diários, pode até eliminá-la por completo. 

A neurociência é fascinante. Se entendermos como operamos lá por dentro mentalmente e emocionalmente podemos dominar as emoções através dos pensamentos e canalizar as emoções em uma direção positiva para nossas vidas, e para o jogo de golfe também. 

Se você é um jogador ou jogadora de golfe ansioso e precisa ou quer ajuda, deixe-me saber e compartilho dicas práticas, além das que estão aqui,  que te ajudarão. Vamos lá…bola para frente! 

 

Isabele Lodygensky

Coach Mental e Palestrante Internacional Em EQ (inteligência emocional)

https://www.instagram.com/isabelelodygensky/

https://www.linkedin.com/in/isabelelodygensky/

WhatsApp +615 856 2609

 

Veja também:

Justiça Federal decide que profissional de golfe pode atuar como professor sem CREF Justiça Federal decide que profissional de golfe pode atuar como professor sem CREF
Turismo & Golfe: Hotel Resort & Golfe Clube dos 500 Turismo & Golfe: Hotel Resort & Golfe Clube dos 500
Taça Capitão 2025 do Santos São Vicente Golf Club Taça Capitão 2025 do Santos São Vicente Golf Club
Maxwell Moldovan vence o 70º ECP Brasil Open realizado no Campo Olímpico de Golfe Maxwell Moldovan vence o 70º ECP Brasil Open realizado no Campo Olímpico de Golfe
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software