A golfista colombiana Mariajo Uribe, vice-campeã do torneio no ano passado, conquistou o HSBC LPGA Brasil Cup 2011 neste domingo por uma tacada de diferença em relação à segunda colocada, a australiana Lindsey Wright. Mariajo somou 135 tacadas (69/66), nove tacadas abaixo do par do campo, contra 136 de Lindsey (68/68).
“Hoje estou me sentindo brasileira”, disse Mariajo, que tinha a preferência da torcida brasileira e fez questão de falar em português na hora de receber o troféu, além de chorar na comemoração da sua vitória. “Estou muito feliz com o meu título e vou trabalhar muito para que cada vez mais jogadoras venham competir no Brasil”, completou a jogadora de 21 anos, que ocupa a 160 posição no ranking mundial e está na sua segunda temporada como profissional do LPGA Tour. Logo depois de receber o troféu esbanjou simpatia, posando com os voluntários e dando autógrafos para o público.
A terceira colocada foi a sueca Maria Hjorth, que somou 137 (70/67). A americana Heather Bowie Young, líder na primeira rodada do torneio, totalizou 138 (66/72) para terminar empatada em quarto lugar com a australiana Sarah Jane Smith. A brasileira mais bem colocada foi a gaúcha Luciana Bemvenuti, que terminou na 26 colocação com 153 tacadas (74/79). “Joguei menos nervosa, mas não consegui um resultado melhor. Gostei muito de disputar um torneio no meu País”, disse ela, que mora em Atlanta há 21 anos, onde é professora de golfe. Priscila Iida somou 154 (78/76) e ficou em 28º, uma posição à frente da paulista Victoria Lovelady, com 155 (79/76).
O HSBC LPGA Brasil Cup 2011 distribuiu no total US$ 720 mil (cerca de R$ 1.150.000,00) em prêmios, a maior bolsa do golfe sul-americano dos últimos tempos. A campeã do torneio ganhou US$ 108 mil (cerca de R$ 173 mil). O torneio teve o patrocínio do HSBC, do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esportes e Lazer, da BMW, da Nextel, da Autodesk e da SporTV. O apoio foi da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Confederação Brasileira de Golfe, da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, do Fashion Mall, da Granado e da Rolex. O café oficial foi a Nespresso. O evento contou com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. A realização é da Brasil1 Esporte.