
Foto: Otavio Dias
Já estão abertas as inscrições para o 30º Aberto Masculino, que acontece nos dias 17 e 18 de junho, e o 11º Aberto Feminino de Golfe Kia Motors Terras de São José by Embrase, dias 8 e 9 de junho. Poderão participar todos os golfistas amadores com handicap index não superior a 32,7. As inscrições devem ser feitas no site da FPG. Seguindo a tendência mundial do golfe, que cada vez mais coloca a sustentabilidade como um dos principais itens de sua agenda, o Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP), toma a frente e realiza os dois primeiros Abertos do país que terão o meio ambiente como tema e foco de uma série de ações ecologicamente corretas.
Os princípios que norteiam os esforços do Terras de São José Golfe Clube em relação ao meio ambiente são os estabelecidos pela R&A, autoridade máxima do golfe mundial, com sede na cidade escocesa de St. Andrews,. O R&A Golf Course Committee (Comitê R&A para Campos de Golfe) tem a seguinte definição para golfe sustentável: “Otimização da jogabilidade em harmonia com a preservação do meio-ambiente a partir de um gerenciamento economicamente viável e socialmente responsável”. Os quatro pilares dessa definição – qualidade de jogo, meio ambiente, economia e responsabilidade social – não podem ser aplicados ou considerados separadamente. “Estamos fazendo um esforço contínuo para buscar um equilíbrio entre as atividades do campo e esses quatro elementos. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas acreditamos estar no caminho certo, e sempre avançando”, diz André Egoroff, presidente do Terras de São José Golfe Clube.

Foto: Otavio Dias
Durante seus dois Abertos, além de jogos de alto nível que valerão por uma exibição, haverá uma série de ações visando a conscientização e o incentivo a comportamentos alinhados com a preservação ambiental. “Teremos atividades que envolverão desde plantio de árvores por crianças do condomínio até soltura de pássaros e palestras sobre sustentabilidade. Queremos mostrar como são amplas as possibilidades de contribuir para uma qualidade ambiental que termina por beneficiar a todos”, diz Antonio Lima, capitão de golfe do Terras de São José.
Os dois Abertos têm o patrocínio Master da Kia Motors e da Embrase Segurança Patrimonial, e patrocício Sênior da Schincariol. Os apoiadores são Banco Paraná, JMalucelli Investimentos, Azul Linhas Aéreas, Nascimento Turismo, Governo de Curaçao, Concrebase, Greenext, Golfer, Terras II, APB Prodata, Spa Hara, Kalinka, BacSac, Diamante de Cuba, Arte Entalhe, Hotel San Raphael, Gandini Hotel, Prefeitura de Itu.