O brasileiro Alexandre Rocha comemora o fato de ser o primeiro golfista a ser premiado como melhor atleta da modalidade pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Na última quarta, a entidade divulgou a lista dos melhores em 2012 em todos os esportes olímpicos, que serão homenageados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2012, em 18 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Como o golfe retornará aos Jogos em 2016, após 112 anos de ausência, essa é a primeira vez que a modalidade participa da premiação. Além de Alexandre Rocha, a Confederação Brasileira de Golfe indicou o profissional Ronaldo Francisco, primeiro colocado no ranking brasileiro, e Rafael Becker, que está entre os 150 melhores golfistas amadores do mundo e é tricampeão brasileiro amador.
“É uma honra imensa receber esse prêmio, pois a temporada de 2012 foi a melhor de minha carreira. Fico muito feliz de ver o golfe ganhar espaço no esporte brasileiro, e mais feliz ainda por ajudar nesse processo de desenvolvimento e divulgação do esporte”, disse Rocha, que mora nos EUA e que virá ao Brasil especialmente para a festa de premiação.
Primeiro brasileiro no PGA Tour em 30 anos, Rocha conquistou US$ 614 mil em prêmios no ano e terminou em 131º lugar no ranking do PGA Tour. Como finalizou entre os 150 primeiros, tem direito a um cartão condicional para a temporada 2013, o que lhe permitirá jogar cerca de 12 torneios. De qualquer forma, Rocha disputará a classificatória anual do PGA Tour de 28 de novembro a 4 de dezembro. Seu objetivo é terminar entre os 25 primeiros colocados, o que lhe garantirá o direito de disputar um maior número de torneios na temporada.
Esta foi a temporada de um brasileiro até hoje no PGA Tour. No início de agosto, ele foi vice-campeão do Reno-Tahoe Open, em Nevada, resultado inédito para o Brasil. No mês passado, foi 4º colocado no Frys.com Open, disputado na Califórnia. Em ambos os torneios esteve muito perto da vitória até os últimos buracos.
“O Rocha merece muito esse prêmio. Ele teve ótimos resultados esse ano no PGA TOUR. Estamos muito orgulhosos e felizes de termos um brasileiro na elite do golfe mundial”, exalta Rachid Orra, presidente da Confederação brasileira de Golfe.
Rocha tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade.