O XVII Campeonato Sul-Americano de Damas Sênior de Golfe será realizado de 24 a 28 de setembro de 2012, num dos mais belos campos de golfe do Brasil, o Itanhangá Golf Club, palco de importantíssimos torneios de golfe, como o LPGA (liga profissional feminina) e muitos outros, na cidade do Rio de Janeiro, cartão postal do nosso país, e que sediará os Jogos Olímpicos de 2016.
O evento reunirá cerca de 140 jogadoras de diversos países sul-americanos, como Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Uruguai. A direção e organização pertencem a Associação Brasileira Feminina de Golf Sênior (ABFGS), criada em 1990, e presidida pela médica gaúcha Dra. Nóris Barboza. “Ao longo dos anos, a ABFGS se consolida e hoje busca expansão, para atingir golfistas damas de todos os estados brasileiros praticantes do golfe, com a finalidade de confraternizar, manter amizades consolidadas em torno do golfe, um esporte tão difícil quanto envolvente”, afirma Nóris.
O evento terá um dia de treino e três dias de jogo, sob a experiente coordenação técnica de Lutz Bronger e Nico Barcellos. Passeios pela Cidade Maravilhosa, patrimônio da humanidade, jantares e festas também estão previstos no torneio.
A modalidade da competição principal é por equipes, com 4 jogadoras por país em cada uma das categorias e que concorrem às seguintes taças:
Primeira 0 a 12 Copa Chile
Segunda 13 a 19 Copa Uruguai
Terceira 20 a 26 Copa Brasil
Quarta 27 a 33 Copa Argentina
Super Sênior + 70 anos Copa Peru
Os países ganhadores de cada uma destas taças detém a posse provisória, até a realização do próximo campeonato. A edição 2011 do evento foi realizada na Bolívia e a brasileira Amélia Azuma, do Alphaville Graciosa, de Curitiba, foi campeã net geral do evento. Neste ano de 2012, várias brasileiras participarão em busca de maior número de troféus para o Brasil.