Lista/Grade

I Copa Austral de Golfe

Lúcia Reinert e Sandro Gonçalves foram os grandes campeões do torneio Foto: divulgação

Localizado na serra gaúcha, o Gramado Golf Club recebeu a 9ª etapa do Tour Gaúcho por Categorias 2012 no início de agosto. A I Copa Austral de Golfe contou com a presença de mais de 80 atletas de todo o Estado. As condições climáticas adversas como a densa neblina e o frio típico desta época do ano desafiaram ainda mais os participantes.

A competição é considerada uma das etapas mais acirradas do Tour. Golfistas de alto rendimento entraram em campo, como o local player Thomas Nelz, que defendia o título conquistado em 2011 e os experientes jogadores Octávio Villar, de Pelotas e Sérgio Mallmann de Santana do Livramento.

Mas foi um jovem de apenas 18 anos que venceu a competição. Sandro Gonçalves deu sua primeira tacada aos 14 anos através do projeto Novos talentos que promove a integração social através do esporte. “Eu morava próximo ao Clube Campestre de Livramento e desde o início me interessei pelo golfe, então comecei a frequentar as aulas do Maicon Paiva todos os dias”, lembra Sandro.

O atleta destacou-se em meio a tantos jovens integrantes do projeto e logo começou a disputar torneios do circuito juvenil. A partir de então os troféus começaram a acumular, em diversas categorias, ano a ano. Sandro chegou a viajar para competir em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Bahia, representou seu Estado e subiu posições no ranking nacional. “A Federação Riograndense de Golfe sempre procurou incentivar o talento nato deste jovem, custeando inscrições e viagens. O Sandro é dedicado e tem garra, com certeza o esporte vai levá-lo muito longe ainda” afirma Norton Fernandes, presidente da Federação Riograndense de Golfe (FRGG).

Com tantos títulos na carreira como atleta amador, ainda faltava vencer um torneio do ranking gaúcho. Sandro já havia ficado em segundo lugar na categoria principal em três etapas e disputado dois playoffs com experientes golfistas. “Cheguei tão perto do título algumas vezes que estava ansioso para vencer um Aberto e o nervosismo chegou a me atrapalhar um pouco”, ressaltou o jovem, que atualmente mora na capital gaúcha e recebeu uma oportunidade do Porto Alegre Country Club (PACC) para trabalhar com o esporte e treinar em um dos melhores campos do Brasil.

Neste domingo (dia 5), último dia de jogo em Gramado, Sandro abriu uma vantagem de três tacadas do segundo colocado, Thomaz Nelz e ficou com o troféu! Na cerimônia de premiação agradeceu ao clube de Livramento, a organização do evento, aos patrocinadores e ao atleta Christiano Saboya que está ajudando sua carreira em Porto Alegre. “Essa vitória tem um sabor especial e está me motivando a seguir no esporte e quem sabe algum dia disputar os Jogos Olímpicos”, finalizou Sandro.

Entre as Damas, a atleta de Caxias do Sul Lúcia Reinert, ficou com o título com uma larga vantagem sobre a segunda colocada, a local player Adriana Kunz. Em setembro, Lúcia embarca para o Rio de Janeiro para disputar o Campeonato Sul-Americano de Damas Sênior, que contará com a presença de delegações de nove países.

MUSEU BRASILEIRO DO GOLFE

No tradicional jantar oferecido sábado (dia 4), na sede do clube, foi realizada a solenidade de lançamento do estatuto do Museu Brasileiro do Golfe (MBG) – único na América Latina, que contará através de acervos a história do esporte no país. A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, marcou presença no evento e representou o Prefeito Municipal Nestor Tissot.

RESULTADOS POR CATEGORIA

SENIOR SCRATCH

VICE-CAMPEÃO – Lauro Garmatz

CAMPEÃO – Claudio Altmayer

PRÉ-SENIOR SCRATCH

VICE-CAMPEÃO – Carlos Nelz

CAMPEÃO – Octavio Villar

JUVENIL SCRATCH

VICE-CAMPEÃO – Jahyr Almeida

CAMPEÃO – Stephan Kunz

DAMAS SCRATCH

VICE-CAMPEÃ – Adriana Kunz

CAMPEÃ – Lúcia Reinert

CAVALHEIROS SCRATCH

VICE-CAMPEÃO – Thomas Nelz

CAMPEÃO – Sandro Gonçalves

Patrocínio: Alphaville, Sinoscar e Grupo Austral

Edição: 

Veja também:

22/08/2012 22/08/2012
22/08/2012 22/08/2012
Torneio no Hotel do Frade em Angra dos Reis Torneio no Hotel do Frade em Angra dos Reis
Pepê e Barata vencem o 63º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo Pepê e Barata vencem o 63º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software