O gaúcho Leonardo Conrado e a paulista Carla Ziliotto conquistaram neste domingo no Clube de Golfe de Brasília (DF) o título do 29º Aberto de Golfe de Brasília, campeonato que abriu a temporada brasileira dos eventos válidos para os rankings amador mundial e nacional.
Conrado somou 217 tacadas (76/71/70) para derrotar o paulista Ivan Tsukazan, que liderou o torneio nas duas primeiras rodadas e terminou com 219 tacadas (70/76/73). Conrado virou o jogo no início da rodada e chegou ao final do buraco 15 com uma tacada de vantagem. “Sabia que precisava de uma folga maior para garantir o título”, conta. Conrado conseguiu isso no buraco 16, quando fez um eagle (dois abaixo do par do buraco, ou seja, 3 tacadas no buraco de par 5) e abriu duas de vantagem em relação a Ivan, diferença que manteve até o final.
O terceiro colocado foi Walter Nunes de Souza, representante do Distrito Federal, que somou 221 tacadas (77/71/73). No ano passado, Walter, que trabalha como carregador de tacos no Clube de Golfe de Brasília, havia terminado na mesma posição. Logo atrás dele terminaram com 226 tacadas os gaúchos Marcelo Giumelli (76/71/79) e Arthur Lang (75/77/74).
A paulista Carla Ziliotto, do Arujá Golf Club, virou o jogo na segunda rodada e manteve a liderança até a final, quando terminou com 242 tacadas (79/81/82), contra 246 da paranaense Larissa Rocha Pombo (84/79/83) e da paulista Lucia Maria Guilger (77/86/83).
O campeonato reuniu 130 jogadores do Distrito Federal e de 10 estados diferentes. É um dos mais tradicionais e importantes eventos do golfe brasileiro.
A American Airlines (www.aa.com) ofereceu uma passagem no trecho Brasília-EUA para o primeiro jogador que fizesse um hole in one no buraco 17, mas ninguém conseguiu a proeza. A American Airlines também sorteou uma passagem no mesmo trecho entre os participantes do torneio.
O 29º Aberto de Brasília conta com o apoio da American Airlines, do Hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, Revista New Golf, ESPN, Jornal do Golfe, Blogolfe e Portal Golf e Negócios. O evento é organizado pelo Clube de Golfe de Brasília e Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe (Fecong) e tem o apoio da Confederação Brasileira de Golfe.