O 29º Aberto de Golfe de Brasília, que acontece entre os dias 20 e 22 de abril, dá a largada a uma série de competições de nível internacional que movimentarão o golfe no Distrito Federal, mostrando que a região vem conquistando cada vez mais espaço no golfe nacional.
Primeiro torneio do ano válido para os rankings mundial, nacional e regional, o Aberto de Golfe de Brasília reunirá os melhores golfistas amadores da atualidade, muitos deles promessas do golfe brasileiro que se profissionalizarão num futuro breve para lutar por uma vaga nas Olimpíadas. O golfe voltará a ser esporte olímpico em 2016 no Rio de Janeiro, após 112 anos (a última vez em que o golfe participou dos Jogos Olímpicos foi em 1904).
Seguindo a sequência de grandes torneios no DF, de 14 a 17 de junho, o Clube de Golfe de Brasília sediará a etapa inaugural do CBG Pro Tour 2012 – Circuito Brasileiro de Golfe, a primeira série de torneios profissionais organizada pela Confederação Brasileira de Golfe. Com R$ 100 mil em prêmios, o torneio irá reunir os principais golfistas profissionais do Brasil e do continente, que lutarão pela premiação em dinheiro e também por vagas no Aberto do Brasil, que acontece no final do ano em local a ser anunciado.
Em julho, é a vez do Clube de Golfe de Brasília sediar a Faldo Series South America Championship, que é a final sul-americana do circuito de golfe juvenil mundial criado pelo britânico Nick Faldo, campeão de seis torneios de Grand Slam da modalidade. A competição reunirá os melhores jovens golfistas do continente, que buscam vagas para a final mundial da competição, que costuma trazer projeção internacional para seus vencedores.
A realização de tantas competições importantes no mesmo ano se explica pelo elogiado desenho do campo, que leva a assinatura do inglês Robert Trent Jones, uma das lendas em design de golfe, que criou um traçado ao mesmo tempo belo, ao lado do Lago Paranoá, e desafiador, com buracos que exigem bastante precisão, técnica e planejamento dos mais habilidosos golfistas.
A expansão do golfe na região também é fruto de melhorias que foram implantadas no campo ao longo dos últimos anos, como a instalação de um moderno sistema de irrigação da Rain Bird que fez o campo atingir níveis internacionais de qualidade, ao mesmo tempo em que adotou o uso mais racional da água.
“Temos como meta desenvolver o golfe no Distrito Federal e mostrar os benefícios que esse esporte maravilhoso proporciona para as pessoas”, diz Péricles Toledo, presidente do Clube de Golfe de Brasília. “Eventos tão importantes como os que vamos sediar este ano nos ajudarão a difundir o esporte na região”, completa.
Incentivo ao golfe – O Clube de Golfe de Brasília permite a prática de golfe por jogadores que não sejam sócios da agremiação, seguindo uma nova tendência nacional que tem auxiliado na disseminação da prática do esporte. Além disso, o Clube de Golfe de Brasília é um dos poucos clubes brasileiros a possuir uma academia pública de golfe. O Brasília Golf Center está localizado ao lado do clube, num ambiente agradável e familiar, e possui um restaurante muito aconchegante de padrão internacional. Lá, é possível tomar aulas de golfe (o valor é combinado diretamente com o professor) mesmo aqueles que não tenham equipamentos, já que o local empresta os tacos para os iniciantes.
Outra iniciativa do Clube de Golfe de Brasília para incentivar a prática do esporte é o programa Escolinha de Golfe. O projeto oferece aulas gratuitas a crianças de 9 a 15 anos do Distrito Federal comandadas pelo Head-Pro do clube, Leonardo Brasil, filho do campeão Ismar Brasil.
O 29º Aberto de Brasília conta com o apoio da American Airlines, do Hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, Revista New Golf, ESPN, Jornal do Golfe, Blogolfe e Portal Golf e Negócios. O evento é organizado pelo Clube de Golfe de Brasília e Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe (Fecong) e tem o apoio institucional da Confederação Brasileira de Golfe.