União e soma de esforços foram as palavras mais ouvidas durante a 7ª Taça dos Presidentes – Retrospectiva ABGS 2011, evento promovido em conjunto pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e pela Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) no resort Iberostar, na Bahia, encerrado na noite do sábado, dia 3.
O evento reuniu presidentes e dirigentes de federações e clubes de golfe de todo o país e contou com reuniões formais de trabalho, jantares de confraternização, coquetéis, golfe e cultura, com apresentação do grupo MPB4.
A programação do evento terminou com um coquetel e entrega de prêmios do Torneio Retrospectiva e do Ranking ABGS 2010. Na ocasião, Paulo Pacheco, presidente da ABGS, agradeceu a presença de todos e anunciou algumas novidades, como o lançamento da Boutique ABGS. Pacheco também anunciou para 2012 a realização do primeiro torneio da recém-criada Confederação Lation-Americana de Golfe Sênior, iniciativa que teve participação ativa da ABGS. Esse primeiro torneio deve acontecer em Miami ou no México, em data ainda a ser anunciada.
Na sexta-feira e no sábado durante a manhã e o início da tarde, foi disputado o Torneio Retrospectiva, que reuniu membros da ABGS, dirigentes de golfe e convidados das duas entidades. Com a participação de cerca de 90 jogadores, o evento foi um sucesso.
O campeão scratch foi Ruy Reinert, com 165 (85/80) gross, seguido por Silvio Cecin, também com 165 (82/83). Fumito Tashiro levou o prêmio principal da categoria de handicap 0 a 14, com 146 tacadas, seguido por Humberto Monte Neto, com 151. O vencedor entre os jogadores da categoria de 14,1 a 23 foi Mauricio Ferreira, com 139, seguido por Kazunori Yamaguchi, com 142. Vladimir Pesenti foi o campeão no grupo de 23,1 a 32, com 79 pontos stableford, e Honório Neves foi o vice, com 73 pontos.
O campeão pré-sênior scratch foi Norton Fernandes, presidente da Federação Riograndense de Golfe, com 171 tacadas. Francisco Carrer venceu a categoria net, com 156, seguido por Lucas Han, com 160. Entre as damas, a campeã foi Yoshiko Igarashi, com 154, seguida por Maria Helena Vian, com 155, e Toshiko Hiramatsu, com 157.
Mauro Guimarães, presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, venceu o torneio Amigos da ABGS, com 145, seguido por Valter Tonini, com 150, e Ceslo Todeschini, com 152. Alfredo Larrea a Shinji Terahara levaram os prêmios de nearest to the pin.
Além de presidentes de clubes do Brasil todo, também estiveram presentes ao evento Alexandre Macedo, presidente da Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe, Bruno Tariant, presidente da Federação Baiana de Golfe, Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, Mario Rios, presidente da Federação Pernambucana de Golfe, Mauro Leitner Guimaraes Filho, presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, e Norton Fernandes, presidente da Federação Riograndense de Golfe, e os vice-presidentes da CBG Arata Hara (institucional) e Marcio Galvão (desenvolvimento).
“O resultado foi fabuloso. O evento foi muito produtivo, pois todos tiveram muitas oportunidades para troca de experiências na convivência que tivemos todos esses dias. Quanto mais a gente trabalha junto, mas as soluções surgem com mais facilidade e atingimos nossos objetivos com mais rapidez”, disse Rachid Orra, presidente da CBG.
A quinta-feira, primeiro dia do evento, foi dedicada à Taça dos Presidentes, que reuniu dirigentes de federações e de clubes de golfe de todo o país. Rachid Orra, presidente da CBG, reafirmou em seu discurso a necessidade da união de todos na mesma direção para atingir objetivos comuns – no caso, o crescimento do esporte no Brasil.
O grupo campeão foi o formado por Maria Helena Vian, Walter Taurisano, Alexandre Macedo e Rodolfo Santos, com 111 tacadas. Os vice-campeões foram Durval Pedroso, Edison Azuma, Claudio Guimarães e Elton Almeida, com 117, seguidos pelos terceiros colocados João Loyo Lins, Francisco Carrer, Florinda Barreto e Kunikazu Oiwa, com 125.
Paulo Pacheco, vice-presidente de marketing da CBG, apresentou aos dirigentes a missão e objetivos estratégicos da CBG e seu plano de ações. A missão ficou clara: desenvolver e suportar os atletas e treinadores de alto rendimento, formação de novos talentos e fomentação da maturidade técnica e gestão esportiva. No começo do dia, aconteceu a disputa da 7ª Taça dos Presidentes, que reuniu os dirigentes numa disputa no campo do Iberostate Praia do Forte Golf Club.
Na sexta-feira à noite, após jantar exclusivo para a ABGS e CBG no restaurante Maresias, todos os convidados assistiram ao show do grupo MPB4 no anfiteatro do hotel Iberostar Praia do Forte. A atração, levada à Bahia pela ABGS, dá sequência a uma série de eventos que misturam golfe, networking, turismo e cultura. Nos últimos anos, a ABGS já promoveu para seus associados shows de Jorge Benjor, Toquinho e Ivan Lins.
O evento teve o patrocínio sênior de Banco BVA e Mapfre, patrocínio da Toro Greenext, Iberostate, Iberostar e é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe e da Associação Brasileira de Golfe Sênior, com apoio da Federação Baiana de Golfe e coordenação da Golf Travel.