O 34º Open TAP de Golfe começou nesta terça-feira, dia 15, em quatro campos do Algarve, em Portugal, com a participacão de 200 jogadores amadores de 18 países. Destacando-se a estreia da Ucrânia e da Polónia neste torneio anual, considerado como a maior prova de golfe amador organizada por uma companhia aérea. O Brasil tem o segundo maior número de golfistas.
Este ano o torneio vai ocorrer em quatro campos do Grupo Oceanico: Laguna, Pinhal, Old Course e Victoria, este último o anfitriao do Portugal Masters em Outubro. O Open começou em 1977 na região de Lisboa, mas há cerca de trinta anos que se realiza em campos do Algarve, a maioria em Vilamoura (centro da região sul).
A maior delegação do Open é da África do Sul, com 50 jogadores, entre os quais oito oficiais superiores da polícia de elite sul-africana responsáves pela segurança do Campeonato do Mundo de Futebol de 2010, jogando todos eles na categoria 1 (os melhores handicaps). A seguir são as delegações do Brasil e da Áustria, cada uma com 30 jogadores, e Bélgica, com 20 golfistas.
Este ano a Polonia e a Ucrania fizeram a sua estreia no Open, respectivamente com quatro e dois jogadores, e a Austrália voltou a estar representada com um participante.
No jantar de abertura do Open, que reuniu todos os participantes e acompanhantes (no total de 260 pessoas) no Forum Dom Pedro em Vilamoura, foram cantados os parabéns à brasileira Lidia Sampaio, do Rio de Janeiro, a primeira dos participantes a comemorar o aniversario durante o torneio.
Destaque também para as delegacoes de Angola, Marrocos, Noruega, Suica, Senegal, EUA, Luxemburgo, Servia, Gra-Bretanha, Franca e os portugueses, do continente dos Acores.