Lista/Grade

Grego assume presidência da FSGSA e traz Sul-AmericanoSênior de 2025 para o Brasil

Na foto o paraguaio Juan Pedro Arcondo, Secretário Geral (esq.), e o peruano Guillermo Herrera (centro), presidente anterior, dão posse a Grego como novo presidente da FSGSA
Foto: divulgação/ABGS

Constantino Ajimasto Júnior, o Grego, tomou posse esta semana como o novo presidente da Federación Sudamericana de Golf Senior Amateur (FSGSA). O destaque de seu mandato de um ano será a realização do 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior – 2025, de 20 a 24 de outubro, em três campos do Rio de Janeiro: Campo Olímpico e no Itanhangá Golf Club, ambos na Barra da Tijuca; e no Gávea Golf, em São Conrado, todos próximos uns dos outros.

“Na próxima semana estaremos no Rio, para o Brasileiro Sênior, de 6 a 8 de outubro, nesses mesmos três campos, e já vamos dar início aos trabalhos de preparação dessa mega competição internacional que deverá ser um dos principais eventos do calendário do golfe brasileiro e também da cidade do Rio de Janeiro”, antecipa Grego.

Participantes – Para o 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior – 2025, no Rio, são esperados 340 jogadores dos dez países que compõe a entidade: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que se revezam na organização do campeonato anual. São os mesmos países que fundaram a FSGSA em reuniões nos dias 13 de março de 1978, em Santiago, no Chile, e 25 de março de 1978, em Broadmoor, Colorado Springs, nos EUA.

O primeiro Congresso dos Delegados da FSGSA aconteceu no dia 8 de dezembro de 1978, em Mar de Plata, na Argentina. O Brasil organizou o Sul-Americano pela última vez em 2015, em dois campos da Região Metropolitana de Curitiba: o Clube Curitibano, em Quatro Barras, e o Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais. Participaram 240 jogadores, dois terços dos esperados para o torneio de 2025.

O sul-americano não foi jogado em 2020, por causa da pandemia. O Brasil só voltaria a receber a competição em 2026. Mas como o torneio de 2025 estava marcado para a Bolívia, coincidindo com a época de eleições naquele país, e como em 2026 também seria jogado na época das eleições no Brasil, os dois países decidiram inverter os mandos de jogo, ficando a Bolívia como o país sede seguinte.

Social – Como em todas as atividades do golfe sênior no Brasil e no mundo, além da parte esportiva, os eventos do Sul-Americano Sênior dão grande ênfase à programação social, incluindo atividades e torneios para as acompanhantes dos jogadores, passeios para todos, desfile de abertura, reunião anual dos delegados, e o jantar de gala da cerimônia de encerramento e premiação.

Ao todo, haverá a disputa de 10 Copas por equipes, cada uma com o nome de um país participante, sendo que a Copa Chile – Campeonato Sul-Americano por Equipes Scratch (sem handicap) – será a principal em disputa. Haverá ainda um troféu para o Campeão Sul-Americano por Equipes, que ficará para o país com mais pontos acumulados nas dez Copas. A pontuação varia de 10 pontos para o campeão a 1 ponto para o décimo colocado de cada uma delas.

Individual – Haverá ainda premiação para o Campeão Sul-Americano Individual Gross do torneio, e para o Campeão Sul-Americano Individual Net, em cada uma das três categorias por handicap. Também serão dados prêmios aos melhores dos torneios individuais net stableford por categoria e por idades (55 a 59 anos; 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; de 70 a 74 anos; e de 75 ou mais).

O Brasil vem de dois títulos e de um vice-campeonato sul-americanos nos últimos três anos: foi campeão em 2022, em Punta del Este, no Uruguai, e em 2023, em Buenos Aires, na Argentina, além de vice-campeão em Lima, no Peru, este ano. Antes disso, o Brasil havia sido campeão por equipes, em 2016, em Santiago, no Chile, ano em que Roberto Gomez foi campeão individual. Marcelo Stallone foi o campeão individual em 2023.

Veja também:

Cerimônia de indução ao Hall da Fama do Golfe acontecerá durante o Brasileiro Sênior Cerimônia de indução ao Hall da Fama do Golfe acontecerá durante o Brasileiro Sênior
Grego assume presidência da FSGSA e traz Sul-AmericanoSênior de 2025 para o Brasil Grego assume presidência da FSGSA e traz Sul-AmericanoSênior de 2025 para o Brasil
VIII Torneio de Golf Marinha do Brasil no Santos São Vicente Golf Club VIII Torneio de Golf Marinha do Brasil no Santos São Vicente Golf Club
Lauren Grinberg, Maria Eugênia  Peres, Marina Nonaka e Valentina Bosselmann representam o Brasil no WALA 2024 Lauren Grinberg, Maria Eugênia  Peres, Marina Nonaka e Valentina Bosselmann representam o Brasil no WALA 2024
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software