O primeiro treinamento da seleção brasileira de golfe, categoria amador, da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), acontece no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro (RJ), desde quarta-feira e termina nesta sexta-feira, 10 de maio.
Foram convocados os sete primeiros atletas do ranking nacional da categoria amador, feminino e masculino, e o trabalho com os golfistas foi feito pelos profissionais Leonardo Brasil, do Campo Olímpico de Golfe, e Daniel Ishii, do Itanhangá Golf Club.
No segundo dia do treinamento, na quinta-feira, 9 de maio, às 9 horas, houve a palestra “Competições esportivas – preparação e recuperação corporal”, ministrada pela nutricionista Renata Parra e o fisioterapeuta Julio Mattos, profissionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Renata Parra destacou os fatores mais importantes para a nutrição do golfista, como prevenir a fadiga e garantir energia para as tacadas durante 4 a 5 horas de jogo e como atender as demandas enrgéticas, desde a natureza explosiva do swing até as distâncias percorridas no campo. O fisioterapeuta Julio Mattos falou aos golfistas como se prevenir de lesões pelos esforços repetitivos, além de destacar a importância do aquecimento, alongamento e autocuidados do atleta na recuperação corporal.
Participaram do treinamento oficial da CBGolfe 9 golfistas amadores, sendo 4 no feminino e 5 no masculino. Maria Luiza Soares (Porto Alegre Country Club) e Maria Eduarda Cheuiche (Dunas Clube) não puderam ir a treinamento devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Time feminino: Valentina Bosselmann (Itanhangá Golf Club), Lauren Grinberg (Lago Azul Golfe Clube), Martina Collares (Porto Alegre Country Club) e Marina Nonaka (Arujá Golf Club).
Time masculino: Andrey Xavier (Clube de Golfe de Brasília), Marcos Negrini (Damha Golf Club), Ricardo Correia (FPCG), Guilherme Ziccardi (Clube de Campo de São Paulo) e Jocimario Souza (Santa Mônica Clube de Campo).
Clique aqui para ver fotos do treinamento.