Lista/Grade

Como explorar seu AUTOCONHECIMENTO em campo? Por Isabele Lodygensky

Hoje vamos explorar uma das capacidades fundamentais de um atleta. Seja em golfe ou qualquer outro esporte, o AUTOCONHECIMENTO é a capacidade de poder identificar objetivamente a cada momento o que está acontecendo. Neste caso, no campo de golfe.

Uma tacada de golfe, a partir do momento que você está preparado para bater na bola ou seja já no set up (digo após medir o vento, jardas, target, etc…) é um movimento originado no subconsciente do atleta. Um movimento que se caracteriza na capacidade do atleta “se entregar” ao swing, onde o golfista entra no ZONE ou FLOW. ZONE ou FLOW são exatamente os segundos de execução do swing onde o cérebro passa do consciente para o subconsciente.

No ZONE or FLOW não há o PENSAR e não há o CONTROLAR.

A pergunta é a seguinte: como dou cada tacada de golfe no ZONE? Ou com este FLOW? Tenho certeza que você como golfista já teve esta experiência em campo. Atletas com mais experiência mais vezes e outros ainda aprendendo a chegar lá. A questão é poder identificar o que interfere com a sua capacidade de entrar nela todas as tacadas.

Então vamos lá. Aqui estão algumas dicas de exploração para as próximas três vezes que for jogar golfe:

  1. Leve um caderninho para fazer anotações.

  2. Não pense nem escreva o seu score e não se preocupe com o resultado de cada buraco.

  3. Ponha toda a sua atenção em campo no seu corpo físico e mental antes de cada tacada. O que está pensando e sentindo.

  4. Antes de cada tacada, não faça um swing de prática (NO PRE-SHOT ROUTINE)

  5. Para cada tacada, fique em pé atrás da bola, visualize o trajeto da bola várias vezes na sua mente.

  6. Após alguns segundos bata na bola só pensando no trajeto da bola e NADA mais (lembre-se de que não há preshot routine ou swing de prática). Em outras palavras, para cada tacada só há uma visualização do momento em que está atrás da bola até o finish: O TRAJETO DA BOLA – NADA MAIS.

  7. Para cada tacada MUITO BOA anote no seu caderninho o seu estado mental, emocional e físico naquele momento.

  8. Para cada tacada MUITO RUIM anote no seu caderninho o seu estado mental, emocional e físico naquele momento.

Após fazer este exercício 3 vezes em 3 dias, em diferentes em campo, estude as suas anotações. Busque se autoconhecer e se auto-entender… O que acontece com você (mente, emoção e corpo físico) quando bateu bem e quando bateu mal?  A partir daí, você vai ver que há características similares nas boas tacadas e nas ruins. Isso te ajuda, a partir daqui, a fazer mais e repetir mais o que lhe traz resultados positivos e aos poucos eliminar o que te traz resultados negativos.

Bola pra frente! Bom jogo e boa sorte.

Isabele Lodygensky

Coach de Agilidade Mental e Emocional

Veja também:

Justiça Federal decide que profissional de golfe pode atuar como professor sem CREF Justiça Federal decide que profissional de golfe pode atuar como professor sem CREF
Turismo & Golfe: Hotel Resort & Golfe Clube dos 500 Turismo & Golfe: Hotel Resort & Golfe Clube dos 500
Taça Capitão 2025 do Santos São Vicente Golf Club Taça Capitão 2025 do Santos São Vicente Golf Club
Maxwell Moldovan vence o 70º ECP Brasil Open realizado no Campo Olímpico de Golfe Maxwell Moldovan vence o 70º ECP Brasil Open realizado no Campo Olímpico de Golfe
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software