No último final de semana aconteceu o primeiro treino oficial da equipe brasileira masculina para a Copa Los Andes – Campeonato Sul-Americano de Golfe, que acontece entre os dias 21 e 26 de novembro no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. A novidade fica por conta da contratação do preparador físico Paulo Mazzeu pela CBG.
Mazzeu é certificado em Golf Biomechanic pelo Chek Institute, uma das maiores referências mundiais na área, dirigido pelo especialista Paul Chek. “Percebi que tinha muitos alunos lesionados por causa do golfe e resolvi me especializar na área”, disse Mazzeu.
O professor vai preparar o time brasileiro para a Copa Los Andes, que envolve a disputa de 36 buracos por dia. No primeiro encontro, que contou com a presença dos jogadores Felipe Navarro (RJ), Eduardo Vasconcellos (RJ) e Pedro da Costa Lima (SP), Mazzeu fez a avaliação física dos jogadores. Ele deu enfoque na análise dos encurtamentos e desequilíbrios musculares que poderiam afetar o swing de cada um deles. “Usei a mesma metologia aplicada pelo Chek Institute”, conta o especialista.
Os demais membros do time masculino, Daniel Stapff (PR) e Rafael Becker (SP), não puderam estar presentes pois cursam universidade nos EUA.
Após a avaliação, Mazzeu acompanhou 18 buracos dos jogadores, onde pôde ter a ciência do tipo de esforço físico que será realizado pelos atletas para jogar 36 buracos por dia no montanhoso campo do Gávea, sob o forte calor do Rio de Janeiro em novembro.
O professor montará um programa de fortalecimento e de resistência cardiovascular específico para cada jogador, fazendo com que eles se preparem da melhor forma possível nesses 60 dias que antecedem a competição. “Darei ênfase na força das pernas, para aguentar as subidas, e na resistência cardiovascular, para diminuir o cansaço”, diz Mazzeu. “Muitos acham que não, mas o golfe é um esporte que exige sim muito preparo físico, o que evita o cansaço, algo que tira a concentração, e dá maior confiança ao atleta”, afirma.
Os brasileiros também contaram com as orientações técnicas do capitão Octavio Villar, o Fanta. No próximo dia 24 e 25 de setembro será realizado o segundo treino oficial da equipe, novamente com a presença de Paulo Mazzeu.
“A iniciativa de contratar o professor Paulo Mazzeu faz parte do processo de profissionalismo da CBG e do preparo de nossos atletas de alto rendimento”, diz Rachid Orra, presidente da CBG.