A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) acaba de completar mais uma importante etapa no desenvolvimento de ações e diretrizes no combate ao doping, que é elaboração e divulgação da “Política Antidoping da CBGolfe”, onde reafirma todo seu comprometimento em cooperar com a promoção da saúde, do jogo limpo e da igualdade entre atletas.
Esse é um documento de grande importância para deixar a CBGolfe alinhada com as principais entidades internacionais no combate ao doping e no fomento do jogo limpo. A Política Antidoping da CBGolfe foi desenvolvida com a ajuda da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e da Área de Educação e Prevenção ao Doping do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Clique aqui para ver o documento completo da Política Antidoping da CBGolfe.
A ABCD é um órgão do Ministério da Cidadania, que tem por atribuições estabelecer a política nacional de prevenção e de combate à dopagem e coordenar nacionalmente o controle antidopagem no esporte, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional do Esporte. Tem como princípios os seguintes pilares: ética no esporte, informação, ações em favor da antidopagem, educação, prevenção, valor do bom exemplo, espírito esportivo, conquista, inteligência e saúde.
Segundo a área de Educação e Prevenção ao Doping do COB, os argumentos para defender o jogo limpo podem ser resumidos em três: o princípio da natureza humana, o princípio da justiça e da proteção à saúde do atleta. O desempenho deve ser o resultado do treinamento e aperfeiçoamento das qualidades físicas naturais do vencedor, sem o uso de substâncias ou métodos que melhorem sua performance. O respeito às regras garante um ambiente nivelado, onde todos são submetidos à mesma cobrança. Por fim, é necessário evitar o uso de substâncias que possam causar danos imediatos ou futuros à saúde dos atletas.
conhecidos como o “espírito esportivo”. Sempre em busca ética da excelência humana e aperfeiçoamento dos talentos naturais de cada atleta, há vários anos a CBGolfe adota e fomenta programas antidopagem para proteger a saúde dos atletas e proporcionar o potencial humano máximo sem o uso de substâncias e métodos proibidos. Preserva-se a integridade do esporte por meio do respeito às regras, aos outros competidores, a uma competição justa, à igualdade de condições, e ao valor do jogo limpo para o mundo.
antidoping, facilitando o acesso a plataformas de ensino à distância; promover e incentivar seminários, palestras e
atividades presenciais, em coordenação com o COB e ABCD, para atletas, técnicos, dirigentes, e outras pessoas envolvidas no desenvolvimento do atleta; além de desenvolver em coordenação com a Diretoria Técnica e
Desenvolvimento da CBGolfe, ações de educação e prevenção ao doping com o Time Brasil, durante a preparação e participação em Jogos Internacionais.