O jovem amador gaúcho Herik Machado foi eleito melhor golfista de 2017 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
A entidade anunciou nesta quinta-feira a lista dos melhores atletas de 51 modalidades esportivas no ano passado.
A escolha dos melhores em cada modalidade foi feita por um júri formado por dirigentes, jornalistas, ex-atletas e personalidades do esporte.
A premiação será realizada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, marcada para 28 de março, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
“Estamos muito felizes com a escolha de Herik, uma das maiores revelações do golfe brasileiro dos últimos tempos. Ele é um garoto que tem um talento incrível e que ama o esporte e, além disso, é uma pessoa muito querida por todo o golfe brasileiro. Foi uma escolha muito acertada”, disse Euclides Gusi, presidente da CBG, que estará presente à premiação de Herik, no mês que vem.
No ano passado, Herik mais uma vez conquistou diversos títulos, e chegou a top 100 do ranking mundial amador (WAGR) pela primeira vez na carreira. Entre suas conquistas, destaque para o título de campeão mundial da Faldo Series e a conquista do 58º Campeonato Nacional por Golpes 2017, uma das principais competições do golfe argentino.
O gaúcho ingressou no golfe por meio de um projeto social desenvolvido por seu clube de origem, o Clube Campestre de Livramento, de Santana do Livramento (RS), e pela Federação Rio-Grandense de Golfe (FRGG).
Herik tem contado com apoio da CBG, do Belém Novo Golfe Clube, seu clube atual, e da FRGG para treinar e competir. Ele é o golfista número 1 do Brasil há diversos anos.
No ano passado, o também gaúcho Adilson da Silva conquistou o prêmio do COB, que já havia ganho também em 2013. Em 2015, o golfista escolhido pelo COB foi o paulista Lucas Lee. No ano anterior, o agraciado foi Rafael Becker. Em 2012, quando o golfe passou a fazer parte da premiação, o melhor golfista foi Alexandre Rocha.
Herik será o primeiro amador a receber o prêmio.
Confira a lista dos golfistas premiados até hoje:
2012 – Alexandre Rocha (SP)
2013 – Adilson da Silva (RS)
2014 – Rafael Becker (SP)
2015 – Lucas Lee (SP)
2016 – Adilson da Silva (RS)
2017 – Herik Machado (RS)