A Nike Golf anunciou, na semana passada, que irá deixar de forma gradual a fabricação de equipamentos de golfe, concentrando a sua atividade nos calçados e roupas de golfe.
Não foi divulgado qualquer prazo para a transição. A decisão significa que a Nike irá em breve parar de produzir tacos, bolas e bolsas de golfe.
“Estamos empenhados em ser o líder incontestado no calçado e vestuário de golfe” disse o brand president da Nike, Trevor Edwars, “E vamos conseguí-lo investindo na inovação da performance para os atletas e através de um crescimento sustentado e lucrativo para a Nike Golf”.
Em 1996 a Nike causou grande furor na indústria do golfe ao assinar com um então jovem Tiger Woods um contrato multimilionário de equipamento e vestuário. Desde aí cresceu como marca de golfe, com destaque para o contrato de dez anos assinado em 2013 com Rory McIlroy, no valor de cerca de 200 milhões de dólares.
A vitória de McIlroy no PGA Championship em 2014 mantém-se como o mais recente major conquistado por um jogador associado à Nike.
No mês de julho a Nike anunciou que as vendas de golfe caíram 8,2% até aos 706 milhões de dólares, fazendo do golfe o segmento da companhia com performance mais baixa no ano. De acordo com dados da empresa as vendas da Nike Golf atingiram o seu ponto mais alto em 2013 com valores na ordem dos 792 milhões de dólares.
Entre os profissionais a utilizar equipamento Nike, a somar a Woods e McIlroy, estão nomes como Michelle Wie, Suzann Pettersen, Brooks Koepka, Tony Finau, Russel Hendley, Paul Casey e Jhonattan Vegas.