O profissional gaúcho Adilson da Silva, o mais novo integrante da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, pontuou pelo segundo torneio consecutivo para o ranking mundial de golfe ao terminar em sexto lugar no Vodacom Origins de San Lameer, torneio do Sunshine Tour, o circuito profissional da África do Sul, disputado de 20 a 22 de agosto, no San Lameer CC, no resort de mesmo nome, em Kwazulu-Natal.
Adilson somou 214 (73-67-74) tacadas, duas abaixo do par, para ganhar 1,29 ponto para o ranking mundial de golfe, o que o fez ganhar mais cinco posições na lista divulgada nesta segunda-feira, passando do 332º para o 227ºº lugar.
Adilson havia pontuado também em seu torneio anterior, o Sun City Challenge, há duas semanas, aonde foi o quarto colocado. Desde que a corrida olímpica começou, em julho de 2014, Adilson já pontuou nove vezes para o ranking mundial de golfe, sendo seis só este ano. Graças a isso, Adilson nunca deixou a lista dos 60 jogadores que estariam classificados para os Jogos do Rio 2016, divulgada semanalmente pela Federação Internacional de Golfe há mais de um ano.
Dificuldade – San Lameer CC tem um percurso curto, de 6.682 jardas e par 72, mas de grande dificuldade, pois a água entra em jogo em quase todos os buracos. Ele é marcado ainda por exuberante vida selvagem, com dezenas de espécies de aves e impalas, entre outros animais de médio porte circulando livremente pelo campo. Com o vento do Oceana Índico, que soprou forte nesta região da South Coast, na terra dos Zulus, o campo ficou bem mais difícil do que nos dias anteriores.
Adilson, que começou o dia em segundo lugar, e o líder Jean Hugo, sul-africano que jogava ao seu lado, no pelotão, marcaram 74 (+2) tacadas cada, seus piores resultados no torneio. Hugo, que venceu com 210 (67-69-74), seis abaixo, estabeleceu um novo recorde ao chegar a dez vitória em eventos do Vodacom Origins of Golf, série de cinco torneios de inverno e, formato de Pro-Am que é jogado como parte do calendário do Sunshine Tour desde 2004. Adilson já venceu quatro torneios desta série.
Destaques – Derick Petersen (68) e Peter Karmis (69), dois dos três únicos jogadores que conseguiram jogar abaixo de 70 na volta final empataram em segundo, com 211 (-5) seguidos de Jacques Blaauw, em quarto, com 212 (-4) e de JC Ritchie, em quinto, com 213 (-3). Adilson dividiu o sexto lugar com Justin Turner e Shaun Smith.
Com o prêmio ganho esta semana, Adilson subiu para o 20º lugar do ranking sul-africano, com 719,3 mil rands ganhos, o equivalente a US$ 56 mil. O brasileiro volta a jogar de quarta a sexta desta semana no Sun Wild Coast Sun Challenge, no Wild Coast Sun Country Club, seu último torneio em solo africano até novembro. Nesse meio tempo ele vai jogar no Russian Open, do Tour Europeu, e no Aberto do Brasil, do PGA Tour Latinoamérica, e em quatro torneios seguidos do Tour Asiático.