O time masculino brasileiro foi vice-campeão do 28º Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil, disputado no Alphaville Graciosa Clube e finalizado no sábado, dia 11 de outubro.
A equipe masculina brasileira, composta por Thales Nunes da Cruz e Daniel Celestino, ambos do Paraná, e Rohan Boettcher, do Rio Grande do Sul, somou 582 tacadas em quatro dias de torneio, mesmo resultado do time da Argentina, que foi campeão pois o critério de desempate foi a melhor volta do terceiro jogador no último dia de jogo.
O Brasil tirou nove tacadas de diferença que o separava da Argentina no último dia de jogo. Boettcher foi o destaque do time, com uma volta final de 67 (-5) que o levou a ser vice-campeão individual com 289 tacadas (+1 nos quatro dias), a apenas uma tacada do campeão, o peruano Santiago Zubiate, com 288 (par do campo).
“Competimos de igual para igual, fomos buscando cada vez mais uma melhor colocação e chegamos a esse empate no primeiro lugar com a Argentina, com um total de 582 tacadas em quatro dias. Infelizmente, perdemos apenas por uma tacada. Mas isso é golfe, e não há o que lamentar, apenas treinar mais e levar adiante nosso trabalho de preparação de nossos atletas”, resumiu Nico Barcellos, coach e gerente técnico da Confederação Brasileira de Golfe.
Na categoria feminina, a vitória em equipe ficou com a Colômbia, enquanto o Brasil, com Giovanna Hirata Yabiku e Lauren Nunes Grinberg, as duas de São Paulo; e Laura Helena Caetano, do Distrito Federal, terminou o campeonato em quinto lugar. A melhor colocada individual foi a argentina Ela Belen Anacona, que desbancou a colombiana Maria Alejandra Hoyos. Entre as brasileiras, a melhor colocada foi Lauren Grinberg, em oitavo.
O 28º Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil envolveu sessenta jogadores de dez países da América do Sul, todos filiados à Federación Sudamericana de Golf: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
As equipes brasileiras contaram com o apoio do HSBC, patrocinador oficial da CBG, e recursos da Lei Agnelo Piva.